Israel autoriza entrada de veículos em Gaza pela primeira vez desde 2007

Qua, 22/09/2010 - 12:27

Israel decidiu autorizar a importação de veículos particulares para a Faixa de Gaza, pela primeira vez desde 2007, anunciou na noite de domingo (19/9) o Exército em um comunicado.
Os primeiros veículos cruzarão na manhã de segunda-feira a fronteira de Gaza, no terminal israelense de Erez, indica o comunicado, sem detalhar o número.

"A transferência de veículos para o setor privado palestino é o maior avanço desde a violenta tomada do poder pelo (movimento islamita) Hamas" em Gaza, em junho de 2007, indicou o Exército israelense.

Pressionado pela comunidade internacional, Israel abrandou seu embargo à Faixa de Gaza, facilitando a entrada de "bens de uso civil", após o ataque de sua Marinha contra uma flotilha multinacional humanitária em águas internacionais, diante do território palestino, no dia 31 de maio.

A operação deixou nove passageiros turcos mortos, desencadeando vários protestos no mundo.

A partir de então, Israel passou a permitir a entrada em Gaza de materiais de construção, destinados a projetos da comunidade internacional aprovados pela Autoridade Palestina.

Até o momento, Israel aceitava apenas a entrada em pequenas quantidades desses materiais, destinados a projetos supervisionados por organismos internacionais.

O Estado judeu, no entanto, mantém um rígido bloqueio naval para impedir a importação de material de guerra para o território.

O bloqueio israelense foi imposto em junho de 2006, após o sequestro de um soldado israelense próximo à Faixa de Gaza, e foi reforçado quando o Hamas tomou o poder à força um ano depois.

 

Fonte: Portal Arabesq