ONU: ano de solidariedade com palestinos

Seg, 20/01/2014 - 13:53
Publicado em:
A Organização das Nações Unidas (ONU) lançou na quinta-feira (16) o Ano Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Durante o encontro, oficiais da entidade destacavam a necessidade de redobrar os esforços para alcançar uma paz duradoura entre Israel e Palestina.

“Este ano será crucial para alcançar uma solução de dois estados”, afirmou Jan Eliasson, vice-secretário-geral da ONU, em declaração ao Comitê da Assembleia Geral da ONU sobre o Exercício dos Direitos Inalienáveis do Povo Palestino. Segundo ele, negociadores palestinos e israelenses estão trabalhando para alcançar um acordo pacífico sobre todas as questões importantes no caso. Isso significa um acordo que termine com a ocupação iniciada em 1967 e que possa acabar com o conflito.

“Agora é hora para se ter visão, compromisso e grande respeito. Nos deixem fazer deste ano, 2014, o ano decisivo par alcançar a paz entre Israel e Palestina”, destacou John Ashe, presidente da Assembleia Geral. “Eu imploro a todos que têm parte neste processo, governos, organizações internacionais e pessoas em todos os lugares, que façam a sua parte”, apelou. A decisão de tonar este ano um ano de apoio ao povo palestino foi tomada pela ONU em novembro passado.