Comunidade mulçumana celebra o término do Ramadã

Qua, 07/08/2013 - 20:43
Publicado em:

Um dos principais pilares do Islamismo, o período sagrado termina nesta quinta-feira, 8 de agosto. O fim do Ramadã, celebrado em vários países do mundo, será marcado no Brasil por confraternizações. Na Mesquita Brasil, em São Paulo, a primeira construída na América Latina, os frequentadores participarão de celebração e oração, a partir das 9h. “O término do Ramadã significa para nós, muçulmanos, um momento especial para praticar o perdão, nos confraternizarmos e reafirmarmos nossos ensinamentos, além de demonstrar a importância do Amor e a Paz entre os homens”, ressalta Adiel Fares, presidente da Mesquita.

Mesmo longe de casa, os refugiados muçulmanos no País observam seu mês sagrado reunindo-se às comunidades islâmicas e mantêm suas tradições religiosas como podem. O ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados acompanhou refugiados e solicitantes de refúgio durante suas celebrações no período. Na Mesquita do Pari, que fica na região central da capital paulista, os dias de reflexão terminam com uma refeição oferecida pela Liga da Juventude Islâmica. Nestes encontros, muitos refugiados e solicitantes de refúgio recém-chegados ao Brasil encontram espaço para fortalecer o vínculo com sua comunidade religiosa e guardar seu mês sagrado.

No Centro de Acolhida para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, parceira do ACNUR na assistência a solicitantes de refúgio e refugiados que buscam proteção no estado, os muçulmanos aproveitam um cantinho do escritório para a oração.
O ACNUR disponibiliza uma galeria de fotos das celebrações de refugiados muçulmanos no Brasil. Acesse Flick (http://goo.gl/q5b1wo) e Facebook (http://goo.gl/iBTksl).

Período de caridade e de agradecimento

Uma vez por ano, de acordo com o calendário lunar, os muçulmanos praticam o jejum durante trinta dias, desde a alvorada até o pôr do sol, abstendo-se de comida, bebida e relações sexuais no intuito de despertar a consciência de igualdade entre as pessoas e ganhar força diante das dificuldades impostas pela vida.

Na impossibilidade da realização desta prática os fiéis devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado. Ao término do período as pessoas oram e aproveitam para praticar o perdão e se confraternizarem, reafirmando os ensinamentos seguidos, entre eles o Amor e a Paz entre os homens.

A comemoração, uma das mais conhecidas no mundo, tem grande importância não só para a comunidade islâmica, mas para toda a sociedade, pois demonstra a abrangência e tolerância da religião entre todos os povos e crenças.

Serviço:

Confraternização na Mesquita Brasil
Dia 8 de agosto, a partir das 9h
Endereço: rua Barão de Jaguará, 632, Cambuci
Mais informações no site www.mesquitabrasil.com.br