Narrativas de palestinos e Sherazade

Seg, 21/03/2016 - 10:10
Publicado em:
O cenário é um grande tapete e nele cinco atores da companhia Vila 8 narram histórias contadas pela personagem Sherazade no clássico da literatura Mil e Uma Noites. Como voz da moça, eles contam também histórias dos palestinos e do conflito com os israelenses. E como palestinos, relatam os dramas de vida uns dos outros.

É assim que acontece a peça “Noites Árabes”, que será apresentada em duas sessões no dia 01 de abril, no Sesc de Campinas, no interior paulista. A data será de estreia para a peça teatral e também para a companhia, formada por ex-alunos e professores de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Não é sobre o conflito, é sobre o teatro de narrar. É uma necessidade de o homem narrar para dar sentido”, afirma o diretor da peça, Eduardo Okamoto, que é professor do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp. A dramaturga de “Noites Árabes”, Isa Etel Kopelman, é professora do mesmo departamento.

Okamoto afirma que tudo começou com a criação de um grupo de estudos sobre o trabalho do ator, há três anos, na Unicamp, com alunos que hoje estão formados. O conflito Israel-Palestina chamou a atenção dos artistas em função de o Brasil estar recebendo muitos árabes refugiados. O grupo passou, então, a pesquisar os relatos dos palestinos sobre o conflito em fontes como notícias de jornais e vídeos na internet.

“Se percebe que os palestinos são grandes narradores, narram com grande destreza os acontecimentos”, afirma Okamoto, classificando o fato como uma estratégia de luta e também como um meio para preservar as tradições. Ele lembra que Sherazade também narra para evitar a morte. Os atores ficam todo o tempo em cena no grande tapete. “Confinados, como os palestinos, na Faixa de Gaza”, afirma o diretor.

 

Serviço:

Peça teatral Noites Árabes

Dia 01 de abril de 2016

Sessões às 19 e às 21 horas

Teatro Sesc Campinas

Rua Dom José I, 270/333

Ingressos: de R$ 5 a R$ 17

Mais informações: Sescsp