Sharjah conecta escritores em festival literário virtual

Sex, 17/04/2020 - 08:56
Publicado em:

O Festival Literário Virtual de Sharjah 2020 vai reunir escritores de todo mundo a partir de 27 de maio. Haverá oficinas interativas. Objetivo é levar cultura para as pessoas durante o período de quarentena.

Por ANBA

A Sharjah Book Authority (SBA), nos Emirados Árabes Unidos, lançou nesta semana o Festival Literário Virtual de Sharjah 2020. As atividades vão acontecer ao longo de dez dias, tendo início em 27 de maio e seguindo até 5 de junho. O objetivo é incentivar a leitura durante o período em que o mundo passa por uma crise em decorrência da covid-19, e diversos países estão incentivando o isolamento social para conter a disseminação do vírus.

O emirado já é conhecido pelos investimentos em produções literários e tem uma feira internacional do livro (foto acima). A SBA afirma que escritores de todo o mundo se conectarão virtualmente no festival para oferecer literatura e arte aos entusiastas de livros. O evento está alinhado com as medidas preventivas adotadas pelos Emirados Árabes Unidos e para garantir políticas de distanciamento físico e trabalho remoto.

foto
Al Ameri: ‘nossa responsabilidade em relação à sociedade, leitores e intelectuais dobrou’

O festival terá conteúdo dedicado a diferentes faixas etárias e nacionalidades, além de oficinas interativas organizadas por autores árabes e estrangeiros. Os detalhes da programação e critérios para se registrar e como participar serão anunciados em uma conferência de imprensa virtual, que ainda não tem data definida.

O presidente da SBA, Ahmed bin Rakkad Al Ameri, disse em comunicado que a promoção da ciência, do conhecimento e da cultura são os principais pilares do projeto cultural e um fator essencial para a inclusão e coesão social, especialmente nestes tempos difíceis. “Nessas circunstâncias, nossa responsabilidade em relação à sociedade, leitores e intelectuais dobrou naturalmente, e pretendemos aproveitar todos os meios para contribuir com seu bem-estar, elevando seu pensamento artístico e processos criativos. O lançamento do Festival Literário Virtual de Sharjah enfatiza a necessidade de disponibilizar conteúdo cultural e continuar a adaptar projetos à luz das circunstâncias extraordinárias em que estamos”, afirmou Al Ameri.

O presidente da SBA lembrou que a rapidez com a que são desenvolvidas tecnologias e soluções inovadores deve impulsionar o potencial das culturas. “O festival também é uma oportunidade ideal para a comunidade literária reforçar como, apesar das distâncias físicas, a cultura nos une, mantendo-nos conectados e ajudando a construir sociedades resilientes”, declarou ele.