Começa o Ramadã, uma das mais importantes datas do calendário islâmico

Qua, 10/07/2013 - 13:02
Publicado em:

Teve início neste dia 9 de julho e terminará em 7 de agosto, o Ramadã, o mês sagrado para todos os muçulmanos. É um período de  jejum, da alvorada até o pôr do sol,  abstendo-se de comida, bebida e relações sexuais, no intuito de despertar a consciência de igualdade entre as pessoas e ganhar força diante das dificuldades impostas pela vida. Considerado também uma forma de purificação espiritual, o costume é praticado uma vez por ano, durante 30 dias, de acordo com o calendário lunar. 

A prática, uma das mais conhecidas no Oriente, tem grande importância não só para a comunidade islâmica, mas para toda a sociedade, pois demonstra a abrangência e a tolerância da religião entre todos os povos e crenças. Na impossibilidade da realização da prática, os fiéis devem alimentar uma pessoa necessitada para cada dia não jejuado.

Ao término do período, as pessoas oram e aproveitam para praticar o perdão e se confraternizarem, reafirmando os ensinamentos seguidos, entre eles o Amor e a Paz entre os homens. Segundo o presidente da Mesquita Brasil (Sociedade Beneficente Muçulmana), Adiel Fares, “essa também é uma oportunidade para respeitar o semelhante”.

A Sociedade Beneficente Muçulmana dispõe de um calendário de eventos que visam a impulsionar ações em prol da comunidade. Mais informações em www.mesquitabrasil.com.br