Debate e lançamento do livro "O outro lado do muro" - São Paulo (SP)

Sex, 25/02/2011 - 08:48
Publicado em:
0 comments

O outro lado do muro – Uma viagem à Palestina é um livro-reportagem sobre o conflito israelo-palestino.Durante 17 dias, a autora Fernanda Campagnucci percorreu cidades de Israel e da Cisjordânia e encontrou pessoas que tiveram suas vidas profundamente modificadas pela disputa na região.

O relato, em forma de diário, leva o leitor a conhecer histórias como a de um ex-soldado judeu, que teve a irmã morta em um atentado e hoje luta pela paz e pelo diálogo com os palestinos; a vida dos refugiados em campos eternamente provisórios; as famílias que foram separadas pelo muro contruído por Israel, e que tiveram suas casas cortadas ao meio; os presos políticos e os mártires, jovens que morreram – em combate, ou, simplesmente, por andar na rua – e que foram transformados em heróis estampados em fotos espalhadas pelos bairros; e os moradores das cidades invisíveis no deserto do Neguev, que não existem no mapa oficial de Israel. Em meio aos personagens desse complexo quadro, Fernanda apresenta dados sobre a ocupação israelense na Palestina e a cronologia do conflito, para que o leitor possa entendê-lo melhor.

Para o lançamento do livro, haverá um debate com a autora e a jornalista palestina Soraya Misleh (ICArabe). A atividade acontece dia 29 de março, a partir das 18h, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros).