Espetáculo "Salamaleque" e oficinas com Valeria Arbex

Sex, 07/11/2014 - 08:52
Publicado em:
0 comments

O Sesc Consolação promove uma  programação que busca aproximar o público da culinária árabe através do resgate das memórias afetivas da atriz Valéria Arbex, em oficinas, encontro e espetáculo de teatro que trazem a mensagem da convivência pacífica ao redor da mesa. 

Oficina – 07/11, das 19h às 21h30 e 10/11, das 14h às 16h30 (grátis)

A partir do preparo de três receitas árabes, os participantes terão a oportunidade de aprender a história de cada uma, sua procedência e local do surgimento, possibilitando ao público reproduzir um prato para seus amigos em encontros que valorizem a relação humana, a afetividade e o conhecimento. 

No segundo momento da oficina, juntamente com a degustação ao redor da mesa, os participantes serão estimulados a darem os seus depoimentos familiares vinculados as suas próprias receitas e, a partir daí, expressarem-se por criação de pequenos versos ou outras dinâmicas propostas. 

Local: Espaço Beta, 3o. andar


Espetáculo de teatro Salamaleque, 10 e 11 de novembro, às 20h (ingressos entre R$ 6,00  e R$ 20,00)

A história de uma família pode facilmente ser contada a partir das cenas vividas na cozinha. E é entre panelas, bules e talheres que Elizete, neta de imigrantes árabes, conta histórias de seus antepassados, em uma grande celebração. Esse é o contexto do espetáculo ‘Salamaleque’. O texto foi inspirado na troca de cartas entre Nadime Neif Name e Nicolau Antonio Arbex, após o acerto do casamento feito pelas suas mães. Apesar de serem da mesma aldeia, Yabroud, interior de Damasco, capital da Síria, eles somente se conheceram no Brasil. Durante dois anos, entre 1937 e 1939, trocaram 68 mensagens até a aguardada cerimônia.

O espectador desavisado certamente vai se surpreender. Salamaleque, apesar de ser uma peça, é, em essência, um grande encontro. Elizete, a anfitriã da noite, recebe o público, seus convidados, para reviver histórias de seus avós e bisavós em torno da mesa da cozinha de sua casa de infância.

Com a Cia Teatral Damasco. Direção: Denise Weinberg e Kiko Marques. Texto: Alejandra Sampaio e Kiko Marques. Atriz: Valéria Arbex. Duração: 90 minutos. 

Local: Espaço Beta, 3o. andar

 

Mais informações: http://www.sescsp.org.br/programacao/45827_ENTRE+CARTAS+E+GRAOSDEBICO#/content=programacao

Sesc Consolação: Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque