Palestra “66 anos da Nakba: reflexões contemporâneas”

Sex, 23/05/2014 - 15:30
Publicado em:
0 comments

O Esporte Clube Sírio promoverá o encontro com Abdel Latif Hasan Abdel Latif sobre os 66 anos da nakba (catástrofe, em árabe), completados em 15 de maio, quando milhares de palestinos foram expulsos de suas casas e terras em 1948. Em maio de 1948, com a criação de Israel, cerca de 750.000 palestinos foram expulsos de sua terra ancestral para que, em seu lugar, pudessem ser acomodados os judeus que chegavam de todas as partes do mundo. Este marco na história palestina é conhecido como al nakba - a catástrofe.

Aproximadamente 530 aldeias palestinas foram completamente destruídas por grupos terroristas sionistas após o fim do Mandato Britânico, com o claro objetivo de impedir o retorno de seus habitantes. À época, os judeus possuíam apenas 7% das terras e constituíam 33% da população, mas, aplicando uma política de limpeza étnica, Israel se estabeleceu em 78% do território da Palestina. Hoje, o número de refugiados palestinos em todo o mundo ultrapassa os 7 milhões.

Abdel Latif é palestino, nascido em Belém, em 1962; é médico intensivista, coordenador da UTI da Santa Casa de Valinhos, estudioso dos temas ligados ao mundo árabe e palestrante. É conselheiro da FEPAL - Federação das Entidades Palestinas do Brasil e membro do MOPAT - Movimento Palestina para Todos e do Instituto Jerusalém.

Serviço:

Palestra “66 anos da Nakba: reflexões contemporâneas”, com Abdel Latif Hasan Abdel Latif

Quando: dia 31 de maio (sábado), às 16h

Auditório do Esporte Clube Sírio – Av. Indianópolis, 1192 – Planalto Paulista

Informações:  tel. 2189-8500

Entrada franca