(1925-1964) - nasceu na cidade de Jecor, localizada no sudeste da cidade de Basrah, sul do Iraque, em 25 de dezembro de 1925. Desde cedo, começou a escrever poesia, o que chamou a atenção de seus professores. Estes o incentivavam a escrever em árabe padrão.
<br />
Ele terminou seu estudo secundário na cidade de Bagdá, em 1943, e estudou no Instituto Superior de Professores (Faculdade de Educação), no qual permaneceu por quatro anos e onde escreveu seus poemas cheios de saudade. Uma de suas colegas, na época, era a conhecida poeta iraquiana Nazik Al-Malaaika.
<br />
Foi preso e desligado da faculdade em 1946 por suas atividades políticas. Pouco tempo depois foi libertado, mas o prenderam de novo em 1948 e 1949, quando perdeu seu trabalho e acabou sendo proibido de dar aula por 10 anos. Passou dias difíceis de pobreza e humilhação. Em 1952, por causa da situação política perturbada, fugiu escondido para o Irã e depois para o Kuwait, onde teve uma vida de refugiado.
<br />
Em 1961, foi preso e libertado no mesmo mês e mesmo voltando ao seu trabalho, sua saúde começou a deteriorar-se, até que foi internado em 1961. Ganhou uma bolsa para Inglaterra, Universidade de Durham, para obter seu doutorado e tratar sua doença, mas sua saúde deteriorou e resolveu voltar para Londres, onde foi internado. No seu caminho de volta, passou por Paris, onde teve outros exames sem resultados positivos. Acabou voltando para o Iraque e depois para o Kuwait onde ele faleceu por complicações das doenças em 24 de Dezembro de 1964.