Curso "Introdução ao Estudo da Arte, Arquitetura e Urbanismo Islâmico"

Qui, 28/03/2013 - 16:43
Publicado em:
0 comments

O Departamento de Letras Orientais, da FFLCH/USP - Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP promoverá o curso "Introdução ao Estudo da Arte, Arquitetura e Urbanismo Islâmico", de 04 de abril a 27 de junho.

Ministrado por Andrea Piccini e Lygia Ferreira Rocco, com coordenação da Profª Drª Arlene Elizabeth Clemesha, da FFLCH/USP, o curso tem como objetivo examinar a arte e a arquitetura do mundo islâmico a partir do seu surgimento, no século VII, até o final do século XVI. O enfoque é na análise da forma e da função desta arquitetura e o contexto social, histórico e culturais de seu surgimento e desenvolvimento ao longo dos séculos.

O curso é baseado em um semestre de doze semanas, com aulas semanais de duas horas e meia cada, totalizando 30 horas de curso. O conteúdo programático será impresso e distribuído aos estudantes, assim como a lista de leituras sugeridas com a indicação dos principais monumentos de análise e os respectivos textos. As leituras são obrigatórias, a cada aula ocorrerão discussões dos textos teóricos e dos trabalhos arqueológicos e monumentos. Pretende-se oferecer ao aluno um conhecimento introdutório amplo sobre a diversidade e os principais monumentos islâmicos.

 
Período de Realização: de 04/04/2013 a 27/06/2013.

Horário: quintas-feiras, das 14h às 16h.

Local: prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 - Cid. Universitária - Butantã - São Paulo/SP.

Público Alvo: Comunidade USP e interessados em geral.

Carga horária: 30 horas

Vagas: Máximo de 50 inscritos; mínimo de 5 inscritos.

Certificado/Critério de Aprovação:
Para fazer jus ao certificado de extensão o aluno precisa ter o mínimo de 85% de presença.