Congresso internacional sobre interculturalidade - São Paulo (SP)
II CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A INTERCULTURALIDADE
Em torno do pensamento de RAMON LLULL
Local: Auditório do Instituto Internacional de Ciências Sociais
O Congresso pretende combinar conhecimentos acadêmicos com a experiência dos participantes. A idéia é oferecer novas maneiras de entender o difícil tema da convivência intercultural. A estrutura total do Congresso baseia-se em nove Mesas Temáticas distribuídas em três blocos:
I. Antropologia
Teoria do Conhecimento e unidade do ser humano. Capacidade de contatar com a realidade: convicções e liberdade. Objetivos da pessoa humana.
II. Cultura e religiões
Valores, estruturas e expressões culturais. Processo dinâmico das culturas. Sujeito da cultura. Inculturação. Atraso cultural e decadência das culturas. O homem ser religioso. Religião e vida. Mística. Revelação e religiões monoteístas. Atraso religioso das pessoas e dos povos.
III. Sociedade
Ciência e transcendência. Paz. Racionalidade. Respeito mútuo entre povos e pessoas. Direitos humanos, Assembleia das nações. Bons costumes. Terrorismo. Sanções internacionais.
A primeira parte deste Congresso ocorreu em Andorra em maio de 2009 e a terceira terá lugar em Palma de Maiorca, Espanha.
APRESENTAÇÃO
A convivência com pessoas, tradições e instituições específicas de outras culturas apresenta-se hoje já como um fato irreversível. Acelerou-se nas últimas décadas do século passado e continua colocando indivíduos e governos frente a situações novas que, sem um retorno a uma reflexão profunda sobre alguns conceitos sociais básicos, dificilmente serão bem resolvidas. As imigrações forçadas ou voluntárias; o esquecimento dos fatores definidores da identidade cultural; a multiplicidades das religiões concentradas num mesmo território; efeito da laicização crescente em algumas partes do planeta; os fundamentalismos religiosos, em outras; a necessidade de reaprender a dialogar e a tolerar; a perplexidade diante as diferentes formas de cálculo da solidariedade, são situações que estão levantando problemas não só na Europa, mas em muitos outros países.
Felizmente, a nação catalã produziu um pensador que batalhou a vida inteira para resolver conflitos semelhantes. Ramon Llull, reconhecido como o patriarca do diálogo inter-religioso, foi, em seu tempo, o único escritor de Ocidente que dirigiu mais da metade de sua obra para um público islâmico. Ao mesmo tempo, introduziu no pensamento europeu comportamentos e argumentos que já eram comuns nesse mundo, como por exemplo, escrever em vernáculo sobre temas filosóficos e teológicos. Sugeriu a criação de uma Sociedade das Nações, e foi consciente do direito de autodeterminação das nações. É tido como um dos poucos cristãos que compreendeu o islamismo, e a revista Globe o considerou um dos fundadores de Europa.
INSCRIÇÃO
Telefone: 11 2104-0103
Katya Takayama
E-mail: katya@iics.org.br
Inscrição gratuita
MAIS INFORMAÇÕES
Para consultar a programação completa, acesso ao local do congresso, contatos com os organizadores, entre outras informações acesse: http://www.raimunduslullus.eu/indexpt.htm
Faça abaixo o download do folder do evento