Lançamento do livro Mundo Desconhecido - fotos da Síria e Iraque

Ter, 01/11/2016 - 12:04
Publicado em:
0 comments

ss
Iraque: curdo leva bomba que não explodiu
Crédito: Alex Mehedff



Há um ano, o brasileiro descendente de árabes Alex Mehedff terminava sua missão como produtor de um programa televisivo sobre as zonas de conflito na Síria e no Iraque. Depois de um mês acompanhando o cotidiano da guerra no norte iraquiano e sírio com sua equipe, Mehedff retornou ao Brasil com mais de duas mil fotos tiradas. Quando começou a mostrá-las aos amigos e familiares, o produtor percebeu na curiosidade deles que deveria transformar as imagens em livro.

Alex Mehedff lança “Mundo Desconhecido”, com cerca de 130 fotografias, no dia 16 de novembro no Rio de Janeiro e deve fazê-lo em breve também na capital paulista. Com escritos em português e inglês, a obra é publicada pela editora Andrea Jakobsson Estúdio e traz fotografias feitas principalmente ao lado dos curdos que batalham contra o Estado Islâmico nas regiões norte dos dois países.

Neto de um sírio, o produtor retrata nas imagens um lado pessoal, o que conseguiu captar da própria história na região. “Conseguiu entender várias coisas”, afirma. A proposta é também dar respostas para a curiosidade do grande público, que só vê a cobertura da mídia sobre o tema, e mostrar o cotidiano dos locais cercados de guerra. “As pessoas acham que as cidades em conflito só têm guerra, mas ainda existe a doceria, ainda existe a barbearia”, fala. O autor também deixa “Mundo Desconhecido” aberta à percepção do leitor, para que ele crie sobre o que vê.

A possibilidade de ir às regiões de conflito surgiu em função do programa de televisão. Mehedff não tinha planos para a fotografia. Sócio e CEO da produtora Hungry Man no Brasil, ele recebeu a proposta de produzir um programa sobre as zonas de conflito no Iraque e Síria. Como não encontrou ninguém disposto a encarar a missão, resolveu ele próprio ser o produtor e fazer o que tinha planejado com seu pai e irmão, que era conhecer a Síria, a terra de origem. Envolvido nas atividades de gestão da Hungry Man, ele viu ali também a oportunidade de fazer novamente o trabalho de produção.

A equipe entrou no Iraque por Erbil, no Curdistão Iraquiano. “Fui fazendo contatos, ganhando a confiança dos curdos”, conta Mehedff. O grupo percorreu a região até Sinjar, na fronteira com o Curdistão Sírio, e chegou ao Norte da Síria, onde os curdos combatem o Estado Islâmico. Eles foram indo por vilarejos, conhecendo a cultura, o modus operandilocal, as cidades, as religiões. Passaram momento de perigo, com bombas explodindo a menos de dez metros de distância, segundo Mehedff. Mas deu tudo certo e o grupo voltou para casa com a missão cumprida.

Ao voltar ao Brasil, o produtor não deu muita importância às fotos. Revendo e compartilhando com conhecidos, no entanto, percebeu o que tinha realizado. “É um olhar observador, de como é e o que é, do que tem lá e como é”, diz, sobre o que clicou. O livro será vendido no mercado brasileiro, mas Mehedff afirma que adoraria divulga-lo no exterior. A obra já é bilíngue e bilíngue também é o produtor, que nasceu no Brasil mas viveu entre os 11 anos e 25 anos nos Estados Unidos.

Mehedff é formado pelo Virginia Polythecnic Institute (Virgina Tech) na área de recursos humanos e retornou ao Brasil depois de morar nos Estados Unidos em função da produção de um filme do diretor Tony Kaye, no Rio de Janeiro. Acabou ficando e trabalhou em muitas outras produções, inclusive de filmes nacionais. Hoje Mehedff é CEO da Hungry Man, que tem base nos Estados Unidos também e já ganhou vários prêmios.

A origem árabe de Mehedff vem da Síria e também do Líbano. O avô do produtor, que se chamava Gabriel, chegou ao Brasil da Síria no final do século 19, com oito anos. Sua família, católica, tinha sido assassinada, e ele e sua irmã foram enviados ao Brasil para escapar da perseguição. Mas o menino se perdeu da irmã na viagem e foi levado para trabalhar em armazéns no Rio de Janeiro. Depois foi transferido para Belo Horizonte, onde uma família árabe cuidou dele. Gabriel se casou com uma libanesa e o seu filho, pai de Alex Mehedff, foi morar no Rio de Janeiro, onde o produtor vive atualmente.


Serviço

Lançamento do livro Mundo Desconhecido
Rio de Janeiro
Dia 16 de novembro, às 19h
Livraria da Travessa – Ipanema - Rio de Janeiro
Endereço: Rua Visconde de Pirajá, 572, loja – 2º andar
Telefone. + 55 (21) 3205-9002