Palestra: “Mulheres Imigrantes: Presença e Ocultamento” - 6 de outubro - São Paulo - SP

Ter, 02/10/2018 - 18:20
Publicado em:
0 comments

A palestra “Mulheres Imigrantes: Presença e Ocultamento” acontece no dia 06 de outubro, sábado, das 11h às 13h, na Casa-Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, e será ministrada pela doutora Maria Izilda Matos. São apenas trinta vagas, e as inscrições estão abertas no site do museu. O investimento é de R$ 40. Na foto, imigrantes portugueses em frente à Hospedaria de Imigrantes de São Paulo, em 1912.

O encontro irá abordar a presença feminina no processo de imigração para o estado de São Paulo nos séculos 19 e 20, contextualizando o protagonismo feminino tanto no meio rural quanto urbano, e abordando aspectos diferenciados das experiências dessas mulheres, suas ações cotidianas, atividades de trabalho, memórias e influências.

Também serão debatidas as possibilidades de novos estudos de deslocamentos, questionando o imigrante universal masculino e destacando a importância de se observar a experiência migratória a partir de outros olhares, principalmente o feminino.

A atividade faz parte do ciclo de palestras “Mulheres e seus Saberes”, que tem por objetivo provocar discussões e reflexões históricas e contemporâneas sobre o pioneirismo das mulheres em diversas áreas das artes e do conhecimento.

A palestrante Maria Izilda Matos é graduada, doutora e livre-docente em História pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Université Lumiere (Lyon, França). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e leciona principalmente nos temas de imigração, música, cidade, gênero e história das mulheres.

Serviço:

Mulheres Imigrantes: Presença e Ocultamento – Ciclo de palestras ‘Mulher e seus Saberes’
Palestrante Maria Izilda Matos
Dia 06 de outubro, sábado, das 11h às 13h
Casa-Museu Ema Klabin
Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo – SP
R$ 40,00
Inscrições pelo site

(da ANBA)

mu imi