Cursos online de férias sobre questões do Oriente Médio

Qui, 07/07/2022 - 22:20
Publicado em:
0 comments

O Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Oriente Médio (Gepom) abre inscrições para quatro cursos de férias online em julho. Serão ministrados cursos de quatro aulas sobre A Questão Palestina e o Brasil e sobre a Questão dos Refugiados e os Direitos Internacionais, além de encontros únicos sobre a Cidade Árabe de Damasco e a Conquista de Constantinopla.

O curso A Questão Palestina e o Brasil busca discutir as relações do Brasil com a Palestina desde 1948, quando o diplomata brasileiro Oswaldo Aranha presidiu a Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU), que criaria o Estado de Israel, até a contemporaneidade. Ele pretende fazer uma contextualização histórica, marcando que a Nakba foi um processo, e mostrando a relação dos países árabes com o novo quadro geopolítico.

As aulas trazem ainda reflexões sobre os movimentos de resistência palestinos e a reação dos países árabes com a diáspora que se iniciava em seus territórios, bem como sobre as relações do Brasil com a Palestina, principalmente no século 21. São quatro aulas, sempre às segundas-feiras, nos dias 04, 11, 18 e 25 de julho, das 19 horas às 20h30. Ministrado pela professora doutora Muna Omran e pela mestranda e pesquisadora Karime Cheiato. É possível se inscrever pelo Sympla ou pelo e-mail contato@gepom.com.br.

A Questão dos Refugiados e o Direito Internacional é uma edição atualizada de um projeto realizado no ano passado. O curso contará com quatro encontros. O curso visa debater, à luz do Direito Internacional, temas sensíveis como os refugiados do Iraque nos Estados Unidos após o 11 de setembro; os deslocados internos do conflito do Iêmen; os refugiados do Afeganistão no Irã e no Paquistão e por fim, o acolhimento dos refugiados da Ucrânia em Israel. O curso é ministrado pelo doutor e historiador Andrew Traumann e pela mestre e pesquisadora Luciana Garcia. Os encontros serão às quartas-feiras, nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho, das 19 horas às 20h30. Inscrições abertas.

No ciclo de Cidades Árabes, o Gepom traz aula sobre Damasco, a mais antiga cidade habitada do mundo. A capital da Síria viu inúmeras transformações em milênios. Cidade cosmopolita e multirreligiosa, foi a capital do Califado Omíada e uma das províncias mais importantes do Império Otomano.

Símbolo do nacionalismo árabe e da resistência síria, Damasco conta suas histórias pelas ruas e prédios modernos e antigos. O curso visa debater como toda essa riqueza histórica foi importante para a formação política, social e cultural. O encontro único com Muna Omran é nesta quinta-feira (30), das 18h30 às 20h30. Inscrições pelo Sympla ou pelo e-mail do Gepom.

A Conquista de Constantinopla é tema de outro encontro único promovido pelo Gepom. O curso pretende analisar os fatores que contribuíram para a conquista de Constantinopla pelos Otomanos liderados por Mehmet II, no século 16, e o impacto desta conquista na constituição do Império Otomano. A aula ministrada pelo pesquisador Luís Felipe Herdy com participação da professora doutora Monique Sochaczewski acontece no dia 14 de julho, quinta-feira, das 19 horas às 21 horas. Inscrições abertas.

 

(ANBA)