Literatura: Projeto Migra online ‘Entre oriente(s) e ocidente(s)’ - 17 de abril, às 13h

Qui, 15/04/2021 - 21:47
Publicado em:
0 comments

Autores de diversos países, incluindo Líbano, Tunísia e Palestina, participarão de evento virtual idealizado por um brasileiro. O projeto Migra acontece entre abril e outubro de 2021, com debates entre mais de 80 escritores, artistas, cineastas, dramaturgos, ilustradores, pesquisadores e atores da sociedade civil. Na foto acima, a tunisiana Myriam Soufy e a libanesa Nadine Ltaif, que estão na programação.

Além de debates, o evento engloba leituras, jornadas acadêmicas, encontros com estudantes e lançamentos de livros. Os conteúdos podem ser acessados gratuitamente através dos canais do projeto no Youtube e Facebook.

O objetivo é estabelecer um diálogo transnacional e transdisciplinar sobre as vivências da migrância nos dias de hoje. “Esse termo ‘migrância’ vem de um autor do Canadá. O termo ‘migração’ tem um peso para falar de uma situação social, de um sujeito que entra em um país e está em situação de trânsito. Já na questão poética, queremos ir além. Migrância é uma noção de movimento e de um deslocamento eterno. Hoje, na pandemia, estamos vivendo também uma migração para dentro de nossas próprias casas. É o mesmo mecanismo”, explicou o idealizador do projeto, Leonardo Tonus, professor de Literatura Brasileira na Sorbonne e especialista da questão da imigração.

A abertura do evento acontece neste sábado (10), com a participação da escritora chilena de origem palestina Lina Meruane, autora de ‘Tornar-se Palestina’, publicado em português pela editora Relicário. A mediação será de Eleonora Frenkel, escritora e professora na Universidade Federal de Santa Catarina, e Julian Fuks, autor de ‘A resistência’, traduzido em cinco línguas e vencedor dos prêmios Jabuti de Livro do Ano de Ficção e Melhor Romance (2016), Saramago (2017) e Anna Seghers (2018).

Outros autores árabes participarão do evento ‘Entre oriente(s) e ocidente(s)’, que será transmitido no dia 17 de abril, às 13h (horário de Brasília). Na data, estarão presentes a autora Nadine Ltaif, que é libanesa e migrou para o Canadá onde vive ainda hoje, e a tunisiana Myriam Soufy, autora da antologia de poemas ‘Re… Belle!’, além de jurista, artista plástica, fotógrafa e atriz. Junto às árabes, estará o autor brasileiro de origem libanesa Marcelo Maluf.

A programação do projeto Migra não tem limitação ou pré-requisitos para o público. “[Queremos] que as pessoas possam ter um momento de respiro e de pensar também. É para todos”, concluiu Tonus. Segundo o professor, a grade de conteúdo do projeto vai ser atualizado mês a mês e pode até se estender a depender de novos conteúdos que surgirem.

 

Serviço

Projeto Migra
De 10 de abril a outubro de 2021
Facebook e Instagram @projetomigra
Mais informações: www.projetomigra.com

 

ma

Maluf tem origem libanesa e é um dos autores da antologia publicada nos Emirados

(ANBA)