Museu da Imigração: confira a programação de maio

qui, 13/05/2021 - 22:50
Publicado em:
0 comments

19ª Semana Nacional de Museus
A partir do tema "O futuro dos museus: recuperar e imaginar", o público poderá participar de duas atividades online: ação colaborativa, que resultará em uma nuvem de palavras, e encontro sobre museus históricos.

17 a 23 de maio | Site | YouTube

 

Live | Poética da ausência
A conversa entre o pesquisador Thiago Haruo e os integrantes da Companhia "Conexão Latina de Teatro" será pautada nas memórias individuais e coletivas do exílio e como as mesmas remontam na obra de Aristides Vargas.

24 de maio | 17h | YouTube

 

Exposição virtual "Os registros do migrar"

A curadoria abordará a variedade de documentos que registram o migrar, tanto em sua forma quanto função, e como é possível conhecer vivências e histórias a partir de como foram produzidos e preservados.
29 de maio | 11h | Google Arts & Culture

Projeto RAIZ

Com início em 05 de maio, a iniciativa foi idealizada e desenvolvida após a perda de uma das figueiras centenárias do complexo da antiga Hospedaria do Brás. O objetivo é promover um espaço de escuta, no tronco restante da árvore, disponibilizando aos visitantes conteúdos em áudio que abordam temas relevantes para o Museu, como identidade, direitos humanos, xenofobia, refúgio, natureza e herança. Entre narrações e textos, poesias e cantos, produzidos especialmente para a proposta, todos poderão se despedir dessa presença fundamental da trajetória da instituição. A ação será inaugurada com uma produção do historiador e escritor, Leandro Karnal. Já nos próximos meses, o público poderá prestigiar materiais do cantor e compositor Emicida e da jornalista baiana Jessica Senra.

Para a agenda completa, clique aqui