7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Seg, 14/05/2012 - 19:17
Publicado em:


O ICArabe - Instituto da Cultura Árabe promoverá, de 25 de junho a 10 de julho, a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, apresentando produções que retratam a realidade política, social e cultural dos países árabes e obras brasileiras com temáticas relacionadas à imigração árabe no Brasil ou à relação do Brasil com os países árabes e muçulmanos. A mostra terá entrada gratuita ou preços populares na cidade de São Paulo e será realizada nos espaços CineSESC, Cinemateca e Cine Olido. No Rio de Janeiro será realizada no Instituto Moreira Salles.
 
Com direção cultural e produção de Soraya S. Smaili, diretora do Instituto da Cultura Árabe e fundadora da Mostra, e da brasileira Nagila Guimarães, produtora do Festival de Abu Dhabi, a mostra vem se consolidando no calendário cultural da cidade de São Paulo, nesses sete anos de realização, e reafirmando o caráter multicultural da metrópole.
 
Este ano, o evento contará com a curadoria internacional de Rasha Salti, que estará presente entre os convidados. Rasha é uma liderança do movimento de cineastas do Mundo Árabe e tem enorme experiência com os mais importantes festivais árabes da atualidade, como Abu Dhabi e Dubai. A mostra Mapeando Subjetividade recebeu enorme aceitação de crítica em Nova Iorque e iniciará sua itinerância pelo Brasil, sendo exibida pela primeira vez na America Latina.
 
Esta edição da Mostra também receberá sete diretores renomados que participarão de encontros e de um ciclo de debates abertos ao público. Serão 31 filmes da seleção Mapping Subjectivity - Mapeando Subjetividade, Experimentação no Cinema Árabe da Década de 60 até os dias atuais, que tratam da experimentação do cinema árabe de 1960 até o presente momento. Mostrará produções inovadoras e totalmente inéditas no Brasil. Incluirá filmes recentes, dentre eles, cinco produções filmadas em 2011 e que abordam aspectos importantes da Primavera Árabe. Esta seleção de filmes é parte da Mostra Mapeando Subjetividade que está sendo exibida no MoMA de Nova Iorque.
 
Da produção nacional, o destaque é “Constantino” (foto), do cineasta Otávio Cury, inspirado em um livro escrito por seu bisavô, Daud Constantino Cury. O filme inédito será lançado no Brasil durante a mostra e conta a história do diretor que descobriu uma publicação em 2001, quando viajou de férias com sua família à cidade de Homs, na Síria. Essa era a primeira vez que Otavio pisava no país árabe, terra que seu bisavô deixou em 1926 para vir ao Brasil. O livro que originou o filme fala de Constantino, um dos grandes dramaturgos da Síria, cujo trabalho foi interrompido com a sua nova vida no Brasil.
 
Em 2012, a Mostra Mundo Árabe de Cinema reafirma-se na cena cultural de São Paulo como o evento de maior representatividade da nova produção cinematográfica árabe. “Vivemos um momento em que o Mundo Árabe e o mundo passam por transformações e há enorme interesse da sociedade brasileira em conhecer esta cultura e a recente e inovadora produção cinematográfica destes países. Além disso, o Brasil se destaca pelas relações comerciais e culturais com os países árabes e pelo grande contingente de brasileiros descendentes que vivem aqui”, destaca Soraya Smaili, diretora cultural do ICArabe e da Mostra.
 
Curadoria
 

Rasha Salti
Curadora independente de filmes e artes visuais e escritora libanesa.
Entre 2004 e 2010 foi programadora e diretora de criação do ArtEast
de Nova Iorque (www.arteeast.org). Dirigiu duas edições da bienal
de Cinema East Film Festival (2005 and 2007); foi co-curadora do The
Road to Damascus, com Richard Peña (2006) e co-curadora do Mapping
Subjectivity: Experimentation in Arab Cinema from the 1960s until
Now (Mapeando Subjetividade, Experimentação no Cinema Árabe da Década de 60 até os dias atuais), com Jytte Jensen (2010-2012) exibido primeiramente no MoMA in Nova Iorque. Colabora com um número grande de organizações e festivais, incluindo o Musée Jeu de Paume in Paris, SANFIC in Santiago de Chile, The Tate Modern in London. Em 2009 e 2010, trabalhou na programação do Festival de Abu Dhabi Film Festival (www.adff.ae).
 
Produção Executiva

 
Nagila Guimarães
Cursou Economia na PUC-MG, em Belo Horizonte, Comércio Exterior
na UCLA, em Los Angeles e Produção de Vídeo e Distribuição na New
School For Social Research, em Nova York. Idealizadora e co-curadora
da Mostra de Cinema Árabe, CCBB de Brasília em 2011. Idealizadora e
curadora da mostra de Cinema Georgiano para os CCBBs do Rio e São
Paulo em 2009. Trabalha para o Abu Dhabi Film Festival desde 2008
e trabalhou para o Miami International Film Festival de 2003 a 2010.
Produtora do documentário “Please Talk to Kids About Aids”, de 2006.
Participou do Sundance Film Festival em 2002. Co-fundadora e sócia da
Imagination Plus, Dubai, de 1997 a 1999 e foi representante da Vidart
(Produtora e distribuidora de videos), em Nova York, de 1993 a 1996.
 
Soraya S. Smaili
Professora Livre-Docente da Universidade Federal de São Paulo.
Graduada pela USP, fez mestrado e doutorado pela Universidade Federal
de São Paulo, Escola Paulista de Medicina e pós-doutorado na Thomas
Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH), EUA.
Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Já atuou em várias atividades científicas e culturais junto à Sociedade
Brasileira para o Progresso da Ciência. Participou da fundação do
Instituto da Cultura Árabe tendo sido a primeira presidente. Atualmente
é Diretora Cultural e Científica. Desde 2005 passou a organizar e realizar
a curadoria das mostras de cinema do Instituto da Cultura Árabe, entre
outras atividades. Realiza a Direção Cultural das Mostras de Cinema
Árabe e das Mostras de Fotografia.
 
O cinema derrubando barreiras
 
A ideia de apresentar filmes e produções árabes e debatê-los permeia toda a trajetória do Instituto da Cultura Árabe, que questionou, desde seu início, onde estavam as produções de cinema árabes: inexistentes ou simplesmente ausentes do público brasileiro? Percebeu-se que se tratava da segunda alternativa. Havia diversos filmes, uma intensa produção cinematográfica e o ICArabe investiu na busca dessas produções.
 
As mostras do ICArabe são organizadas pelo Núcleo de Cinema do Instituto e nos últimos anos incluiu diversas atividades realizadas em diferentes cidades do país, como Rio de janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
 
A Mostra Mundo Árabe de Cinema vem crescendo a cada ano, sempre trazendo filmes inéditos e convidados internacionais. Em 2011, foi realizada em três cidades, São Paulo, Brasília (no CCBB) e Belo Horizonte.
 
Para conhecer as edições anteriores da Mostra, acesse
http://www.icarabe.org/mostras-de-cinema-do-icarabe

Programa
 
31 filmes da seleção Mapeando Subjetividade, Experimentação no Cinema Árabe da Década de 60 até os dias atuais
curadoria de Rasha Salti e que foi exibido no MoMA de NY
 
Lançamento do filme inédito de Otavio Cury