Exposição fotográfica em São Paulo retrata a realidade de crianças refugiadas

ter, 20/06/2017 - 10:59

 

Uma exposição que dá rostos, humaniza, traz empatia, reflexão e desconstrói estereótipos.  A mostra “Infância Refugiada”, da fotógrafa brasileira Karine Garcês, abrirá no próximo dia 27 de junho no espaço Matilha Cultural, no centro de São Paulo, apresentando ao público imagens de crianças palestinas refugiadas na Turquia, no Líbano e na Síria.

Composta por 25 fotos (selecionadas de um banco de duas mil), a exposição nasceu em 2014, após uma viagem de Karine à Turquia, onde viu crianças em condições precárias, passando frio e fome, em meio aos sonhos de seus pais de vê-las indo para a escola. “As crianças expressavam o mesmo desejo de estudar, falavam que queriam ser professores de inglês, advogados. Dar três pares de botas e levar alguns brinquedos não eram suficientes”, conta Karine.

A também bacharel em Relações Internacionais se converteu ao islamismo após visita à Arábia Saudita, onde fez peregrinação em torno do Kaaba – repetindo os passos dos profetas Adão, Abraão e Mohamed – e passou a se dedicar a mostrar a realidade dos refugiados em contraste à forma como a mídia e a academia retratam o mundo árabe. Ela teve suas primeiras aulas de fotografia em 2012, na Faixa de Gaza. A exposição é o resultado de seu propósito. “A fotografia tem um papel social. O meu fotografar mostra que as diferenças devem nos levar à união e não à exclusão. O Mundo Árabe é sempre retratado com violência e espetacularização”, critica.

Karine ressalta o papel da mídia e da academia de manter esses estereótipos. “São noticias sempre prontas ao consumo, que geram desinformação pela superficialidade. A academia acaba por se levar pela mídia. Vemos acadêmicos usando termos que a mídia coloca de forma pejorativa , como ‘jihadista’ ”, analisa.

Além das imagens, a exposição conta com quatro fotos com processamento tátil para deficientes visuais, que recria a sensação das fotografias. A entrada é livre e gratuita, inclusive para cães-guia.

 

Serviço

Exposição “Infâncias Refugiadas”

Data: A partir de 27/junho

Local: Matilha Cultural – Rua Rego Freitas, 452 – Centro (São Paulo)

Dias e horários: Terça a domingo, das 12h às 20h e Sábado, das 14h às 20h

beirute
Criança em Beirute
beirute 2
Beirute
beirute 4
Beiture
Síria
Síria
síria 2
Síria

banner