Universidade libanesa oferece curso sobre as relações entre América Latina e Oriente Médio

Sex, 18/11/2011 - 10:04
Publicado em:
O Centro de Estudos das Culturas da América Latina (CECAL) e o Instituto Superior de Ciências Políticas e Administrativas (ISSPA) da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK) organizam o curso intitulado "América Latina no Oriente Médio: entre intensificação das relações e reações nos conflitos regionais", apresentado pela convidada Élodie Brun, pesquisadora no Centro de Estudos e Pesquisas Internacionais (CERI) de Ciência Política - França, na Rede de Pesquisas Interdisciplinares sobre o Mundo árabe e América Latina (RIMAAL) e autora do livro "As relações entre a América do Sul e o Oriente Médio: um exemplo de relance Sul-Sul" (editora L’Harmattan, França).

Participarão da atividade estudantes de ciências políticas, jornalistas e alguns embaixadores da América Latina no Líbano. O curso será realizado na quinta-feira, 24/11, e na terça-feira, 29/11, entre 11h e 12h15, na sala de reunião da Biblioteca Central - Campus principal da USEK.

Segundo Roberto Khatlab, diretor do Cecal-Usek , o curso tem como objetivo a difusão do conhecimento sobre a América Latina no Oriente Médio e as relações entre as duas regiões, dentro do objetivo do Cecal, centro multidisciplinar com interesse em realizar intercâmbios e ser uma plataforma de cooperação entre as duas regiões.

Em 2011, entre 17 de março e 19 de maio, foi realizado um ciclo de conferências “Política exterior – América Latina e relações com o Oriente Médio”, tendo como palestrantes os nove embaixadores da América Latina no Líbano (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela). “O resultado foi excelente, pois os estudantes tiveram novos horizontes e passam conhecer melhor a região onde encontra-se um grande contingente do Oriente Médio, principalmente libaneses”.

Para fortalecer estes conhecimentos, foi criado na Biblioteca Central da Usek um “Fundo Latino Americano”, com livros em diversas áreas, em português, espanhol, árabe, inglês, e francês, a primeira biblioteca da America Latina no Oriente Médio. Alem de aspectos políticos, o Cecal ja realizou eventos de exposição fotográfica, intercâmbios acadêmicos, ciclo de cinema latinoamericano, cuja segunda edição acontece novamente em dezembro.