Documentário “Campo da paz” traz a realidade do futebol na Palestina

Qua, 24/08/2011 - 17:31
Publicado em:
Em 2014, será realizada no Brasil mais uma edição da Copa do Mundo de Futebol.  Teoricamente, todas as seleções disputam o direito de participar, enfrentando adversários apenas no campo esportivo. Mas não é essa a realidade do futebol na Palestina. 

Prejudicado por anos de ocupação, o futebol é mais um aspecto da vida palestina que não pôde se desenvolver em plena liberdade. As barreiras impostas, físicas e econômicas, e o cerco ao seu território impedem os atletas palestinos de viajar, treinar e ter uma estrutura mínima necessária para o crescimento do futebol local. 

Com o objetivo de retratar essa realidade, foram realizadas, em outubro e novembro de 2010, na Cisjordânia e Israel, pela produtora Txucarramãe Filmes, as primeiras filmagens do documentário Campo do Paz, sobre o futebol palestino. O documentário, além narrar as particularidades, problemas e perspectivas futuras do esporte local, retratou a formação de um time de futebol de crianças e adolescentes palestinos. 

Durante o período de filmagem, a Txucarramãe formou uma seleção de garotos de 13 a 17 anos. Em 2014, esses meninos terão idade para se tornarem atletas profissionais e até poderiam jogar uma Copa do Mundo. Foi recriado o microcosmo de um país pleno, livre e soberano representado pela equipe de garotos.

Enquanto o filme é finalizado, será exibido em sessão para imprensa e convidados um curta-metragem promocional, com direção de Gilmar Rodrigues e narração de Lázaro Ramos, montado com os primeiros resultados das filmagens. A exibição conta com o apoio do Instituto de Cultura Árabe, entidade que também apóia a realização do documentário. 

CAMPO DA PAZ
Direção e Roteiro: Gilmar Rodrigues
Produção: Bettine Silveira
Coordenação de Produção: Hasan Zarif
Direção de Fotografia: Ding Musa
Montagem: Thiago Andries
Narração: Lázaro Ramos
Trilha: B Negão e Rodrigues
Realização: Txucarramãe Filmes, apoio Palmares Produções.