10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema: além da programação de filmes, Belo Horizonte recebe debate e apresentação musical esta semana

Ter, 25/08/2015 - 01:53
Publicado em:
A 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que começou dia 20 em Belo Horizonte, traz esta semana duas atrações integradas aos filmes: um encontro com Nirah Shirazipour, produtora de “Marte ao Amanhecer”, após a exibição do filme, em 28 de agosto, e a apresentação musical Latino-Árabe, no dia 29, com Cláudio Kairouz (qanoun), o tunisiano Raouf Jemni (qanoun) e Júnior Pita (violão de sete cordas), com repertório montado originalmente para a Mostra Mundo Árabe de Cinema, após a exibição de “Sotto Voce”.

Nirah Elyza Shirazipour é produtora cinematográfica, antropóloga, escritora e musicista. Atua como produtora do coletivo cinematográfico Eyes Infinite Films, onde produziu filmes que abordam a relação entre a militarização da cultura e a criatividade, principalmente nos territórios da Palestina e Israel, como “Marte ao Amanhecer”, dirigido por Jessica Habie e diversos documentários. Nirah é uma das principais organizadoras do Eyes Wide Open Artistic Peace Movement, um coletivo de artistas e hip-hop em Montreal.

Esta edição da Mostra, a maior já realizada e a primeira que inclui a capital mineira, promove o diálogo do cinema com outras artes, como a literatura, a música e o teatro na construção da crítica política de nosso tempo. A Mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, o Sesc-ES, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.

A programação apresenta mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais e encontros musicais em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória (veja abaixo a programação de Belo Horizonte).

Os filmes integrados aos eventos:

Inédito no Brasil “Sotto Voce”, do diretor marroquino Kamal Kamal, lida com os sentimentos e os sentidos dentro de uma realidade complexa, um retrato simbólico de uma região que passa por um momento de impasse e de extrema violência política. Por meio de uma sensibilidade aguda, transitando entre o subjetivo e o político, os projetos são colocados em xeque. O filme é a jornada de uma região por suas complexidades, permeada por música de Kamal Kamal, que também é compositor.

Também inédito, o filme “Marte ao Amanhecer” (Palestina/Canadá/EUA) narra o conflito entre dois artistas frustrados que residem em lados opostos das fronteiras militarizadas de Israel. Inspirado pela jornada criativa do renomado artista visual palestino exilado Hani Zurob e em histórias verídicas da região, o filme demonstra os sentimentos do poeta judeu norte-americano Azzadeh e o pintor palestino Khaled, para retratar uma vida marcada pelo conflito. 

A programação em Belo Horizonte terá, em seu primeiro dia, duas produções do Iêmen: “Indignação não tem muros”, que concorreu ao Oscar no ano passado na categoria Curta Documentário, e “A casa das amoreiras”, ambos da diretora Sara Ishaq. O documentário retrata as revoltas populares naquele país a partir das vidas de dois pais de família em meio à repressão violenta aos protestos de 18 de março de 2011, quando atiradores pró-governo assassinaram brutalmente 53 pessoas e deixaram milhares feridos.

 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, dia 24/08/2015

19h30 – Maqams, melodias de Alepo

 

Quarta-feira, dia 26/08/2015

19h30 – A Ira da Tartaruga

 

Quinta-feira, dia 27/08/2015

19h30 – Paraíso dos anjos caídos (80 minutos)

 

Sexta-feira, dia 28/08/2015

19h – Marte ao amanhecer + Bate-papo com Nirah Shirazizpour

 

Sábado, dia 29/08/2015

17h – Festival Pan-Africano da Argel

19h – Encontro Musical Latino Árabe (Convidados: Cláudio Kairouz, Raouf Jemni e Junior Pita)

 

Domingo, dia 30/08/2015

17h30 – Cairo Drive

19h30 – Yema

 

 

PROGRAMAÇÃO INTEGRADA

28 de agosto, sexta, 19h30

Bate-papo com Nirah Shirazipour

 A produtora de “Marte ao Amanhecer” conversa com o público após a exibição de seu filme.

 

29 de agosto, sábado, 19h

Apresentação Musical Latino-Árabe (Belo Horizonte)

Abertura com exibição de “Sotto Voce”, antecedida de coquetel e apresentação musical latino-árabe com Cláudio Kairouz (qanoun), o tunisiano Raouf Jemni (qanoun) e Júnior Pita (violão de sete cordas), com repertório montado originalmente para a Mostra Mundo Árabe de Cinema.

 

Serviço:

10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema

Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte

De 20 a 30/08/2015

 

Endereço: Praça da Liberdade, 450 | Funcionários

CEP: 30140-010

Informações: (31) 3431-9400

Teatro II

Ingressos: R$ 4,00 inteira e R$ 2,00 meia-entrada

Vendas: bilheteria ou pelo site ingressorapido.com.br

Programação completa no site bb.com.br/cultura

 

Realizadores: Instituto da Cultura Árabe, CineSesc, Sesc-ES, Centro Cultural Banco do Brasil-SP, Centro Cultural Banco do Brasil-BH e Prefeitura da Cidade de São Paulo

Correalização: Biblioteca Mário de Andrade e Centro Cultural São Paulo

Copatrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira

Apoio Cultural: Cinemateca da Embaixada da França e MC Distribution

Apoio: Saj, Folha de Uva e Arabia

Apoio Institucional: MAD Solutions

www.icarabe.org