Curso aborda “Orientalismo: Política e Arte”, com Muna Omran e Marcia Dib

Seg, 13/11/2023 - 22:31
Publicado em:



Muna Omran e Marcia Dib promoverão o curso “Trípoli - Orientalismo: Política e Arte” nos dias 16, 23, 30 de novembro e 07 de dezembro, das 19 às 21h. Nos quatro encontros, a atividade terá apresentação, debate e reflexão sobre os estereótipos no campo político e das artes do mundo árabe criados pelo Ocidente.

As aulas serão ministradas de forma online. Muna Omran é professora, escritora, pesquisadora e doutora em História e Teoria Literária pela UNICAMP. É autora de “A História que Sherazade não contou”. Marcia Dib é bailarina, professora e pesquisadora desde 1998. É mestre em Cultura Árabe pela FFLCH/USP e autora do livro “Música Árabe: expressividade e sutileza.

O objetivo do curso é desmistificar a cultura árabe pelo conhecimento do Orientalismo, pois a ideia transmitida de que o Oriente era misterioso, atrasado e inferior ao Ocidente permitia que os países ocidentais se justificassem em sua missão civilizadora e na exploração de terras e recursos orientais. Na política, o Orientalismo desempenhou um papel importante na justificação do imperialismo ocidental. Na arte, o Orientalismo se manifestou em pinturas, literatura, dança, música, feiras, circo e teatro.

 Confira abaixo a programação do curso:

Aula 1 (16 de novembro): Literatura e Cinema
Aula 2 (23 de novembro): Mídias
Aula 3 (30 de novembro): Pinturas, Feiras Internacionais e Dança
Aula 4 (07 de dezembro): Música e Auto-Orientalismo

As aulas serão ministradas pelo Zoom, com certificado de participação, às terças, das 19 às 21h. As gravações ficarão disponíveis até 07 de janeiro de 2024. O investimento é 250,00. As inscrições podem ser feitas pelo email culturaltripoli@gmail.com ou no Cartão de Crédito pelo Sympla.