Marcia Dib faz série de bate-papos em homenagem ao 25 de Março

Seg, 25/03/2024 - 10:19
Publicado em:

 

Em 25 de março comemora-se a imigração árabe e sua comunidade. 


Para celebrar a data, Marcia Dib, a mestre em Cultura árabe pela FFLCH/USP e autora do livro “Música Árabe: expressividade e sutileza” e a historiadora Marcia Valdivia farão uma série de conversas online com convidados que estão envolvidos com a imigração árabe em seus diversos aspectos. 

Os bate-papos acontecem sempre às 13h no Instagram de Marcia Dib @dib.marcia

 

Confira a programação:


SEGUNDA: DIOGO BERCITO
Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em estudos árabes pela Universidad Autónoma de Madrid e pela Universidade Georgetown, na qual cursa um doutorado em história com especialização na história do Oriente Médio. Colabora com a Folha de S. Paulo. Publicou o livro de não ficção Brimos, que aborda a participação de imigrantes sírios e libaneses e seus descendentes na política brasileira.

 

TERÇA: HELOISA ABREU DIB JULIEN
Bacharel em História pela FFLCH- USP. Coordenadora do Projeto de Digitalização da Memória da Imigração Síria e Libanesa no Brasil, parceria entre a Université du Saint Esprit de Kaslik, em Jouniet, no Líbano e a Câmara de Comércio Árabe Brasileira, desde 2018. Coordena projetos para a preservação de acervos iconográficos e bibliográficos da imigração. Foi membro do Instituto da Cultura Árabe, onde organizou cursos sobre história, geopolítica e cultura dos povos árabes

 

QUARTA: RAFAT ALNAJJAR
Palestino, nascido em Gaza. Matemático, professor de língua e caligrafia árabe, comerciante. Reside há 4 anos no Brasil. Representante da imigração mais recente, procura divulgar sua língua e cultura como forma de resistência e esperança. Está envolvido em ações para apoiar os palestinos que querem sair de Gaza. 

 

QUINTA: JULIANA MOUAWAD KHOURI 
Formada em turismo pelo Centro Universitário Senac, com mestrado em Estudos Árabes pela USP, Juliana se especializou no estudo da imigração síria e libanesa para o Brasil, especialmente nos caminhos e processos seguidos por esses imigrantes na cidade de São Paulo.

 

SEXTA: 
MÁRCIA VALDÍVIA 
Pós-doutora em história, docente e pesquisadora PUC/SP


MARCIA DIB 
Mestre em Cultura árabe pela FFLCH/USP. Autora do livro “Música Árabe: expressividade e sutileza”.