Autor de HQ sobre massacre na Palestina leva Prêmio Eisner 2010

Ter, 03/08/2010 - 09:53
Publicado em:
No dia 23 de julho, durante a San Diego Comic-Com, o artista e jornalista maltês Joe Sacco ganhou o Prêmio Eisner 2010 de “Melhor roteirista-artista” (não-ficção) com sua obra em quadrinhos “Footnotes in Gaza” (Metropolitan/Holt).

Trata-se de uma HQ monumental, com cerca de 400 páginas, sobre os primeiros anos de independência da Palestina. O título "footnote" (nota de rodapé) indica um episódio em particular em 1956 no qual 300 civis palestinos foram massacrados na cidade de Khan Younis pelo exército israelense.

O acontecimento foi esquecido e fadado a se tornar uma mera nota nos livros de história, mas é recriado com detalhes por Sacco através de depoimentos de sobreviventes e testemunhas oculares. A obra será lançada pela Companhia das Letras ainda em neste ano.

Joe Sacco nasceu em Malta em 1960, atualmente reside em Seattle (Estados Unidos) e é reconhecido mundialmente pela combinação de suas duas profissões: artista de quadrinhos e jornalista. Suas obras mais conhecidas são Palestina: Uma nação ocupada e a segunda parte, Palestina: na Faixa de Gaza e Área de Segurança: Gorazde, publicadas no Brasil pela Conrad Editora.