Ciclo de Conversas sobre Cultura Árabe e Islâmica: próximas palestras, dias 2 e 3 de agosto, abordarão cinema e cobertura jornalística em zonas de guerra

Seg, 25/07/2016 - 14:36

Duas palestras serão promovidas na próxima semana na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, no Ciclo de Conversas sobre Cultura Árabe e Islâmica: no dia 2 de agosto, Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema, falará sobre o cinema árabe na atualidade. Dia 3, o jornalista Samy Adghirni abordará os desafios de correspondentes em zonas de guerra: coberturas no Oriente Médio.

 

A palestra de Geraldo Adriano Godoy de Campos propõe um panorama contemporâneo buscando revelar aproximações temáticas na produção cinematográfica da última década e ao mesmo tempo enfatizando singularidades estéticas presentes nas obras de alguns diretores.

Campos é professor de Sociologia das Relações Internacionais na ESPM, pesquisador da Cátedra Edward Said (Unifesp), curador musical da Biblioteca Mário de Andrade, produtor musical e doutorando de Filosofia Política na USP com pesquisa sobre o cinema palestino contemporâneo.

Samy Adghirni é correspondente internacional do jornal Folha de São Paulo. Vive atualmente na Venezuela. Passou três anos no Oriente Médio. É especialista em Irã e autor do livro “Os Iranianos”, pela editora Contexto. Cobriu guerras na Líbia, Iraque, Iêmen, Síria, Afeganistão e Palestina.

O Ciclo tem coordenação de Heloisa Abreu Dib Julien, secretária geral do ICArabe, com apoio de Natalia Nahas Carneiro Maia Calfat, Jamile Abou Nouh e Yasmin Fahs, membros da Diretoria do Instituto.

 

Programação:

02/08, terça-feira, das 19h30 às 21h30

Cinema Árabe na atualidade - Geraldo Adriano Godoy de Campos, curador da Mostra Mundo Árabe de Cinema

 

03/08, quarta-feira, das 19h30 às 21h30 

Desafios de correspondentes em zonas de guerra: coberturas no Oriente Médio – Samy Adghirni

 

Serviço:

Ciclo de Conversas sobre Cultura Árabe e Islâmica

Quando: dias 2 e 3 de agosto, das 19h30 às 21h30

Onde: Livraria Martins Fontes – Av. Paulista, 509 – tel.: 11 2167-9900 (próximo à Estação Brigadeiro do Metrô)

Entrada franca (as senhas são distribuídas uma hora antes das palestras)