Brasil apoiará pleito palestino na OMC

Qui, 17/12/2015 - 22:26
A Palestina pretende pleitear status de observador junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Brasil deve apoiar o país nesse processo, segundo sinalizou o ministro de Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira. Ele se encontrou nesta quarta-feira (16) com a ministra da Economia Nacional da Palestina, Abeer Odeh, paralelamente à 10ª Reunião Ministerial da OMC, que começou nesta terça-feira (15) e segue até sexta-feira (18), em Nairóbi, na Quênia.

De acordo com informações da assessoria de imprensa do Ministério de Relações Exteriores, ao ser informado por Odeh sobre o pleito do seu país, o ministro saudou a iniciativa e indicou que o Brasil está pronto a apoiar a Palestina nesse processo. A Organização das Nações Unidas (ONU) já reconheceu os territórios palestinos, em 2012, como estado não-membro, com status político de observador. Agora o país vai pleitear também o status de observador na OMC.

No encontro desta quarta-feira, o ministro Mauro Vieira e a ministra Odeh também conversaram sobre as boas perspectivas do relacionamento entre o Brasil e a Palestina. De acordo com informações do Itamaraty, eles destacaram as possibilidades de cooperação bilateral nas áreas de comércio e investimentos, educação, além de ciências e tecnologia.

Eles também recordaram o acordo de livre comércio assinado entre o Mercosul e a Palestina, que poderá gerar novas oportunidades de negócios. As duas regiões firmaram o tratado em dezembro de 2011 em Montevidéu, no Uruguai.

O chanceler brasileiro falou na sessão de abertura da reunião da OMC na terça-feira e criticou a falta de conclusão para as negociações da Rodada Doha, após 14 anos de negociação. “Para os países em desenvolvimento, a Rodada de Doha tem sido uma coleção de promessas incumpridas”, disse ele. Ele destacou os esforços do Brasil e do G-20 para avanço da rodada e afirmou que há uma "assimetria indefensável" entre produtos industriais e agrícolas no acesso a mercados.