Maratona de negócios com refugiados e imigrantes apresentará projetos em São Paulo

Qua, 16/11/2016 - 07:47
Publicado em:

Após quatro meses de debates e diferentes oficinas de trabalho, será encerrado, no próximo sábado (19/11), em São Paulo, a maratona de negócios Creatathon, um processo de geração de ideias para produtos e serviços voltados às principais demandas de refugiados e imigrantes que vivem no Brasil.
 
Promovido pelo Migraflix (plataforma social para a geração de renda e intercâmbio cultural entre a população local, migrantes e refugiados), o Creatathon Demo Day envolverá 40 participantes (entre brasileiros, imigrantes e refugiados) que apresentarão ao público e a uma banca de jurados as ideias de produtos e serviços para solucionar desafios de integração mapeados ao longo dos últimos quatro meses.
 
A iniciativa tem o apoio do ACNUR (Agência da ONU para Refugiados), Google e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Os projetos selecionados receberão monitoria do SEBRAE para sua transformação em negócios economicamente viáveis e de impacto social.
 
O Creatathon é uma iniciativa inspirada nos hackathons, eventos intensos e de curta duração, criados para solucionar problemas do cotidiano de forma inovadora e que ocorrem em várias partes do mundo. Seu objetivo é, entre outros, promover a participação da população de migrantes e refugiados na construção de soluções para seus problemas, a partir da expansão da rede de parcerias e engajamento público.
 
Entre os temas relacionados pelos projetos que serão apresentados no Creatathon Demo Day estão o acesso à informação na chegada de refugiados e migrantes ao Brasil, questões de moradia, empregabilidade e geração de laços e conexões de qualidade com a população local.
 
Diante da um contexto sem precedentes de deslocamentos forçados no mundo, o ACNUR  tem apoiado novas maneiras de transformar desafios de proteção e integração de refugiados em oportunidades, com base na contribuição da própria comunidade. Uma destas inciativas é o Migraflix, uma ação social baseada em workshops culturais ministrados por imigrantes e refugiados para integrá-los social e economicamente por meio da divulgação da sua própria cultura.  
 
O evento contará com um momento de interação cultural entre as mais de 10 nacionalidades envolvidas no processo. O público interessado em assistir deverá se inscrever enviando um e-mail com nome, RG e organização parasupport@migraflix.com. As vagas são limitadas.
 
Serviço:
 
​Creatathon Demo Day: Acelerando Sonhos de Migrantes e Refugiados no Brasil
Quando: 19 de novembro de 2016
Onde: Google São Paulo (Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.477)
 
Agenda
Manhã (RESERVADA PARA PARTICIPANTES)
10h - 12h: Finalização dos projetos com os mentores
12h - 13.30h: Almoço
 
Tarde (ABERTA PARA O PÚBLICO MEDIANTE INSCRIÇÃO)
13.30h - 14.30h: Cerimônia de Abertura
·  Representante do ACNUR​

·  Representante do Migraflix

·  Representante do Google Brasil

·  Representante da Escola de Negócios do SEBRAE

14.30h - 16.30h: Apresentações dos projetos para jurados e público
16.30h - 17.30h: Coffee-break e deliberação dos jurados
17.30h - 19h: Premiação e confraternização de encerramento