Filme sírio abre a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema no CineSESC

Qua, 27/06/2012 - 15:21
“Não tenho dúvida da grandiosidade e da relevância dessa Mostra, que começou com cinco filmes e já tem 32 nesta atual edição. A comunidade árabe é muito importante para a cidade de São Paulo e agora, mais do que nunca, temos que observar aquela parte do mundo. O CineSESC orgulha-se de abrigar a Mostra Mundo Árabe de Cinema, nesta cidade tão diversa, que acolhe pessoas de todo o mundo.” Com estas palavras, o diretor regional do SESC-SP, Danilo Santos de Miranda, abriu a 7ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, na segunda-feira (25/06), no CineSESC.

Público, autoridades e representantes de diversas entidades parceiras compareceram para assistir ao filme sírio “Estrelas em Plena Luz do Dia”, uma raridade do cinema, e conhecer os convidados especiais: a curadora Rasha Salti e os diretores Maha Mahmoud (do filme “Turismo Doméstico II”) e Ali Essafi (dos filmes  “Procurado” e “Ouarzazate, o filme”), além dos diretores brasileiros Otavio Cury (“Constantino”) e Arturo Hartmann Pacheco e Lucas Justiniano (“Sobre Futebol e Barreiras”).

Estiveram presentes à cerimônia, entre outros, o secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura, José Roberto Sadek, o escritor Milton Hatoum, o vice-presidente de Marketing da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e cônsul honorário da Tunísia, Rubens Hannun, e o representante do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Carlos Rogério Campos - ambos parceiros da Mostra -,  além de Helena Amazonas, representando o vereador Jamil Murad (PCdoB-SP), que apresentou Projeto de Lei na Câmara Municipal de São Paulo para incluir a Mostra Mundo Árabe de Cinema no calendário oficial da cidade.

Em seu discurso, a curadora Rasha Salti, ressaltou o interesse do público por filmes sobre a Primavera Árabe. “Existem alguns, mas mais do que sobre os acontecimentos dela, os filmes tratam sobre o que levou a ela.” Ela destacou ainda o fato do filme “Estrelas em Plena Luz do Dia”, que abriu o festival, nunca ter sido exibido na Síria.

A cerimônia teve também uma homenagem especial ao Presidente de Honra do ICArabe, o geógrafo e professor Aziz Ab’Saber, falecido em março deste ano. Em seu discurso, o presidente do ICArabe, Michel Sleiman, ressaltou a importância de Aziz para a fundação do Instituto: "O Professor Aziz nos mostrou que a busca e a difusão do saber eram a vida dele. Nunca se negou a dividir e compartilhar o que sabia e o que aprendeu. Nunca se negou a dividir o que podia. Paralelamente a isso construiu e ajudou a construir, deu ideias, deu apoio e, principalmente, deu sua amizade incondicional. Talvez não tenhamos ainda compreendido toda a dimensão do que ele nos deixou em gravações e escritos que buscaremos compilar e divulgar ao publico. Certamente temos um legado que persistirá e que nos norteará em nossa caminhada, pois seu pensamento e sua força inspiram e permanecem presentes."

Para conhecer a programação completa da Mostra, acesse http://mundoarabe2012.icarabe.org/