Com “Omar”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, e presença do ator palestino Samer Bisharat, 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema estreia em São Paulo

Qui, 14/08/2014 - 18:39
Publicado em:

Público lotou o Cinesesc para a abertura da Mostra, que segue em cartaz até 16 de setembro. Com o Cinesesc, em São Paulo, lotado, a abertura da 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema aconteceu na noite desta quarta-feira, 13, e contou com a presença do ator e músico de alaúde, Samer Bisharat, convidado especial do evento. Além de concorrer ao Oscar, o longa dirigido pelo palestino Hany abu-Assad também conquistou o prêmio do júri no Festival de Cinema de Cannes em 2013 e o de Melhor Filme no Festival Internacional de Dubai no mesmo ano.

Pela primeira vez no Brasil, Samer, 18 anos, palestino nascido em Nazaré, disse que está encantado pelo país e que espera que a mensagem do filme seja entendida pelo público. “Estou apaixonado pelo Brasil e por São Paulo. Estou muito feliz por exibir o filme aqui. Espero que todos possam entender a mensagem que ele traz”.  

A premiada produção conta a história do jovem padeiro Omar (Adam Bakri), que vive na Palestina ocupada e precisa se esquivar dos tiros da vigilância quando escala o muro que separa os territórios para encontrar sua amada Nadia (Leem Lubany) e dois amigos de infância, Tarek (Eyad Hourani) e Amjad (Samer). Enquanto todos lutam à sua maneira por liberdade em meio aos muros e checkpoints, Omar é capturado e entra em um jogo de gato e rato com a polícia israelense (assista ao trailer aqui).

Além de “Omar”, outras sete produções palestinas serão exibidas na Mostra, na sessão “Cinema Palestino”, emblemática, de acordo com o diretor do ICArabe e curador da Mostra, Geraldo Adriano Godoy de Campos. “O cinema palestino tem uma história riquíssima e longa de existência, que deveria ser mais conhecida no Brasil. É um cinema com as maiores riquezas estéticas que temos”, ressaltou na cerimônia, agradecendo a presença do público e de convidados, como o escritor Milton Hatoum.

Ele ressaltou um dos maiores méritos da Mostra: apresentar ao público brasileiro esses filmes que não entram, em sua grande maioria, nos circuitos comerciais. “É uma grande alegria poder facilitar esse encontro entre as culturas”, afirmou o curador. “Nesse momento em que observamos essa catástrofe, que é o massacre em Gaza, é importante que consigamos como instituto cultural fazer o máximo que podemos para conseguir diminuir ou ajudar a quebrar esta barreira do desconhecimento e da ignorância”, ressaltou.

Sobre os filmes que serão exibidos ao longo da Mostra, que fica em cartaz até 16 de setembro, afirmou: “Esperamos que novas perguntas sejam formuladas e que esses filmes nos ajudem a pensar essas questões e sentir que este distanciamento sobre o que está acontecendo em Gaza e no mundo árabe não é tão distante quanto pensamos.”

Para o presidente do ICArabe, Salem Nasser é importante lembrar que a Mostra acontece em um momento delicado, o conflito envolvendo a Palestina e Israel. “É um drama terrível que se desenrola na Palestina, na Faixa de Gaza, especialmente. É um drama que deveria tocar a todos”, disse. “É uma emoção especial fazer isso neste momento. A arte é o lugar em que nos encontramos como membros da humanidade, em que seres humanos deveriam compartilhar valores, emoções e experiências comuns e sentirmos todos juntos os dramas que nos assolam.”

A diretora de Cultura da Câmara de Comércio Árabe Brasileiro, Silvia Antibas, comentou sobre a importância da realização da Mostra. “Estamos acostumados a ver os outros mostrando as histórias dos árabes. E aqui veremos a linguagem de diretores, artistas de cinema e histórias contadas sob o ponto de vista dos árabes.” 

Para Paulo Menecheli representante da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, apoiar a Mostra é uma grande honra. “A produção artística da comunidade árabe de São Paulo já faz parte da identidade cultural da cidade. Essa possibilidade de cooperação com o Instituto da Cultura Árabe favorece a todos. Sentimo-nos privilegiados.”

A 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema é uma realização do Instituto da Cultura Árabe, em parceria com o Sesc-SP, Centro Cultural Banco do Brasil , Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Prefeitura de São Paulo e Memorial da América Latina,  apresentando, de 13 de agosto a 16 de setembro, um panorama cultural e social dos países árabes com uma seleção de 26 filmes vindos do 10º Festival Internacional de Dubai e do Festival Internacional de Cannes.

Veja a programação completa no site http://www.mundoarabe2014.icarabe.org/index.html 

Confira a galeria de fotos da abertura na página da Mostra no Facebook https://www.facebook.com/pages/Mostra-Mundo-%C3%81rabe-de-Cinema/329005973932264