Documentário de Rose La Creta lança olhar sobre a relação dos libaneses com o Brasil

Qui, 24/01/2013 - 10:56
Publicado em:

Através da trajetória dos cerca de oito milhões de libaneses e seus descendentes, o Líbano construiu com o Brasil uma relação de integração religiosa e cultural como poucas no mundo. A coexistência e a harmonia das diferentes religiões e etnias, entre Oriente e Ocidente num mesmo país, é o tema retratado no documentário "Tirando os Véus, a distância entre dois mundos”, da cineasta Rose La Creta.Com apoio do Consulado do Líbano no Rio de Janeiro, a obra, em fase de produção, tem em seu elenco os consagrados Othon Bastos e Norma Bengell, trilha sonora de Egberto Gismonti e depoimentos de importantes pensadores e artistas, no Brasil e no Líbano: a escritora Rose Muraro e a coreógrafa Angel Vianna, no Brasil; o compositor Gabriel Yared, o escritor Amin Maalouf, a intérprete Fairouz, a escritora Joumana Haddad, a cineasta Nadine Labaki, a presidente da Fundação Hariri sra Nazek Hariri e o antropólogo Melhem Chaoul, no Líbano.
 
O documentário inicia-se com uma visita de Rose La Creta à casa de cultura Jardim Árabe, em Copacabana, no Rio de Janeiro dos anos 90, que marcou seu encontro com o Oriente Médio. Suas impressões se mesclam às imagens do filme egípcio “Rabya Al Adawilat”, exibido no espaço cultural na época, e que narra a trajetória de uma mulher que foge da sua tribo, vive a mundanidade e se transforma numa Sufi, respeitada pelos guerreiros e políticos de seu tempo. Esse universo de imagens associado às lendas, poemas e depoimentos da comunidade de descendentes dão o tom da narrativa.
 
A cineasta segue com sua pesquisa da imigração de origem libanesa no Brasil dentro do Jardim Árabe, comentando suas descobertas ao longo do percurso... “ Destaco essa mistura de tradição e modernidade, de como no Brasil essas novas gerações de descendentes têm perfis interessantes. A comunidade de descendentes no Brasil,  a maior Diáspora libanesa no mundo, é uma personagem dentro do filme. Do ponto de vista político destaco suavemente a importância da contribuição da comunidade libanesa à nossa sociedade. O filme se constrói compreendendo a afinidade de um pais como o Líbano, multicultural da antiguidade, e o Brasil multicultural da modernidade”, ressalta Rose.

O olhar de Rose sobre essa relação é enriquecido pelos depoimentos dos diversos convidados. O escritor franco-libanês Amin Maalouf, que esteve no Brasil em 2012, por exemplo, fez questão de dar sua contribuição ao documentário. “Fiquei muito feliz porque ele quis participar. Amin Maalouf escreve sobre imigração de maneira absolutamente maravilhosa, sobre o desconforto das várias identidades, sobre a importância da coexistência. No Brasil, o convívio de diversas etnias e religiões é uma benção! E tivemos a honra de um escritor como ele avalizar um filme que defende este princípio.”


“Tirando os Véus” é uma realização da Olhar Feminino Produções Ltda. em parceria com o Consulado do Líbano no Rio de Janeiro, instituição com a qual Rose La Creta vem desenvolvendo projetos desde 2002, com a criação e produção do evento "Mosaicos do Líbano"no eixo Rio/São Paulo/Brasília, que teve como convidados a cineasta Jocelyne Saab, para sua retrospectiva, e o maestro Gabriel Yared, ganhador do Oscar com o filme "O paciente Inglês", para um concerto de trilhas musicais para cinema. Em 2003, Rose foi convidada com presidente do Júri do festival de cinema de Deir Qamar no Líbano e 2004 preparou a I Mostra retrospectiva de Cinema Brasileiro no Mideast Film Fest, Beirute-Líbano, com apoio da Secretaria do Audiovisual -MINC e do exibidor do Empire Films em Beirute, Mario Haddad.

Gabaritado pela Agência Nacional de Cinema e por todas as Leis de Incentivo Federais, o documentário está em fase de captação, simultaneamente à produção progressiva, e já tem exibições confirmadas no Canal GNT/Globosat, salas de cinema no Brasil e no circuito Empire, no Líbano, enquanto negocia sua exibição em canais de TV na Europa.
 
Para assistir ao promo de “Tirando os Véus”, clique no link http://vimeo.com/55630325  senha: devoiler.