Mestres da música oriental gravam CD dedicado a bailarinas de vários países

Dom, 13/04/2014 - 22:23
Publicado em:
O dançarino egípcio Mohamed El Sayed, que em fevereiro deste ano esteve em São Paulo para a realização de um workshop, acaba de lançar o álbum “Danzamorphosis”, com participação de doze importantes músicos egípcios e oito bailarinas do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Espanha. Doze canções compõem o trabalho, que chegará em breve ao Brasil, dentre as quais onze são instrumentais. A produção final e a arte gráfica do CD são do estúdio espanhol Orientarte Records.

Segundo a brasileira de origem libanesa Fadua Chuffi, uma das bailarinas do projeto, as músicas foram criadas para cada uma das dançarinas, seguindo as características artísticas individuais. “As canções foram feitas exclusivamente para cada uma de nós,  bailarinas, convidadas a participar da iniciativa, juntamente com nossas preferências rítmicas e musicais. Colaboramos para que os músicos fossem criando o repertório de acordo com nosso estilo”, explica.

A ideia do projeto, afirma Fadua, nasceu há um ano. Os participantes, no entanto, há muito já vinham trabalhando com Mohamed El Sayed, um dos maiores nomes da dança oriental em todo o mundo. Com o pensamento de “a união faz a força”, o grupo se juntou, amadureceu a ideia e a executou. “Fomos convidadas devido às nossas qualidades e conceitos  artísticos similares e pela dedicação na divulgação da dança oriental como arte”, ressalta Fadua.

A bailarina acrescenta ainda que cada artista deu sua colaboração para que os mestres da música oriental trabalhassem na criação das peças musicais, indicando-lhes sobre os ritmos, estilos e escalas preferidas. “Como Mohamed nos conhece faz tempo, também juntou estas informações para que estes excelentes músicos e compositores criassem uma melodia ao gosto e estilo de cada bailarina participante”. O objetivo agora, afirma ela, é captar recursos para a apresentação do CD ao vivo aqui no Brasil e nos  demais países das bailarinas participantes.

O termo “Danzamorphosis”, explica Fadua, foi criado por Mohamed El Sayed, Aruna Nisad e Ramón G. del Pomar e transpassa a medida do tempo e espaço. “A palavra `morphosis´ significa o fenômeno da transformação. Com ela, os autores quiseram definir uma posição intelectual e criativa para superar os tradicionalismos das expressões e mostrar seu padrão essencialmente cultural.  Com o processo já em evolução, Mohamed El Sayed, através deste trabalho discográfico, especificamente composto para cada executante, nos oferece a sabedoria das melodias, ritmos e danças orientais”.

Para saber mais, acesse http://www.mohamedelsayed.com/