Músicos árabes participam de festival no Brasil

Qui, 01/08/2013 - 21:04
O Festival Mimo, maior evento gratuito de música instrumental do país, terá a participação de músicos árabes pela primeira vez nesta edição, que acontece de 23 de agosto a 08 de setembro. O grupo Rum Tareq Al Nasser, da Jordânia, e o trompetista Ibrahim Maalouf, do Líbano, irão se apresentar e ministrar workshops nas cidades de Paraty (RJ), Ouro Preto (MG) e Olinda (PE), em agosto e setembro.

O grupo jordaniano é comandado pelo tecladista Tareq Al Nasser e faz uma mistura da música árabe com ritmos latinos e elementos de jazz, blues e reggae. Entre os instrumentos usados pela banda estão o derbak, uma espécie de tambor árabe, e elementos tradicionais da música ocidental, como piano, violino, baixo elétrico e saxofone.

“No caso da música árabe, isso é uma inovação”, comenta Lu Araújo, diretora do Mimo, sobre a mistura de ritmos e instrumentos feitos pelo Rum. “Você já tem outros artistas fazendo isso, mas dentro da forma que o Tareq construiu, com uma orquestra, é uma inovação”, explica. Para ela, a vinda da banda jordaniana “é o grande diferencial do ano (no festival)”.

As apresentações do Rum acontecem em Paraty no dia 24 de agosto e em Ouro Preto no dia 31 de agosto. “O Tareq tem um papel bem importante na Jordânia. Ele é um renovador da música árabe”, destaca Araújo.

Dos 20 músicos que compõem a banda, dez vêm ao país e o grupo será complementado por oito músicos do Brasil. “As cordas e os sopros serão brasileiros”, diz a diretora do Mimo.

Além das apresentações, o líder do grupo irá ministrar dois workshops sobre o tema Tradição e Modernidade na Música Árabe, um na cidade fluminense e outro no município mineiro. “Ele vai passar um pouco dessa experiência com a música árabe, de como ele a reconstrói. Vai mostrar como ele vem trabalhando esses paralelos, essas influências que a música árabe vem sofrendo de outros países do mundo”, explica.

Jazz ao estilo árabe

O trompetista libanês radicado na França Ibrahim Maalouf é outra atração do Mimo. O músico se apresenta no dia 29 de agosto, em Ouro Preto, e 05 de setembro, em Olinda. “O Ibrahim é um músico super consolidado, é um dos nomes mais importantes do jazz europeu e já está ganhando espaço nos Estados Unidos”, conta Araújo.

Com seu jazz contemporâneo, o estilo musical de Maalouf promove a fusão das músicas clássica e árabe tradicional com o rock, electro, pop, soul, canções francesas e world music.

Maalouf apresentará ainda a aula Trompete: do Oriente ao Ocidente, em Olinda. “Ele vai mostrar como o trompete está inserido no Oriente e como ele vai para o Ocidente nesta música que ele está fazendo agora”, explica a diretora do Mimo. O músico também vai mostrar como se toca o trompete de quarto de tom, instrumento criado pelo pai de Maalouf.

O Festival

Criado em 2004 como Mostra Internacional de Música em Olinda, o Mimo realiza este ano sua décima edição em três cidades brasileiras. Em 2013, além dos artistas brasileiros e árabes, o festival também traz músicos da Bélgica, Alemanha, Portugal, França, Itália, Moçambique, Estados Unidos e Cuba.

Além dos shows, todos os participantes apresentam ainda workshops e aulas voltados para músicos profissionais e estudantes. “Eles passam sua vivência como músico, seu método de estudo”, relata Araújo. As inscrições para os workshops e aulas deste ano ficam abertas até o dia 04 de agosto.

As cidades escolhidas para integrar o circuito, conta a diretora do Mimo, geralmente são municípios históricos, como Paraty e Ouro Preto, ou possuem sítios históricos importantes, como João Pessoa (PB) e Recife (PE), que já fizeram parte do evento. Os cenários das apresentações são sempre parte do patrimônio histórico das cidades.

O Mimo conta ainda com uma parte dedicada ao cinema, com filmes que tem a música como principal tema. Este ano, serão 26 títulos. “São filmes inéditos, que ainda não estrearam no circuito comercial”, diz Araújo.

Serviço

Festival Mimo
De 23 de agosto a 08 de setembro
Em Paraty (RJ), Ouro Preto (MG) e Olinda (PE)
A programação de concertos do festival está disponível no link http://mimo.art.br/programacao
Mais informações sobre o workshop de Tareq Al Nasser estão no link http://mimo.art.br/etapa-educativa/workshops
Mais informações sobre a aula de Ibrahim Maalouf estão no link http://mimo.art.br/etapa-educativa/master-classes
Todas as atividades do festival são gratuitas.