Noite árabe no parque

Dom, 08/06/2014 - 17:32
Publicado em:
Praticantes de esportes formaram parte do público que assistiu na noite de quinta-feira (05) a abertura dos Dias Culturais Sauditas, festival promovido pelo governo do país no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Atraídos pelo batuque e pelos cantos de grupos folclóricos, corredores, patinadores e skatistas foram ver o que se passava na tenda armada na Arena de Eventos, próxima ao Museu Afro-Brasileiro.

Curiosos, primeiro os frequentadores do parque olhavam para dentro da tenda, e eram convidados a entrar. Jovens com roupas de ginástica se misturaram a homens e mulheres vestidos com trajes típicos sauditas e aos convidados de paletó e gravata.

No espaço, os visitantes puderam provar diferentes variedades de tâmaras, fruto tradicional da região do Golfo, café preparado à moda da região – a infusão é preparada com grãos verdes e fica semelhante a um chá forte –, doces variados e até a água do poço Zamzam, de Meca.

Segundo a crença islâmica, a água que brota do deserto saciou a sede de Ismael, filho de Abraão, e de sua mãe, Hagar. A fonte corre até hoje e é considerada um milagre. Quem passou pelo estande da Zamzam pode levar para casa garrafinhas plásticas em forma de ânfora contendo a água.

Em outra parte, o calígrafo Abas Bumejdad e a calígrafa Azhar Al-Sadiq mostravam sua arte, bastante apreciada no mundo árabe. Ela pintava os nomes dos visitantes em caracteres árabes em folhas de papel e dava de presente. Perto dali, outra integrante da delegação saudita estampava camisetas do evento com o rosto de jogadores brasileiros de futebol como Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Neymar, e também entregava ao público.

Outra atividade que chamou bastante a atenção, principalmente do público feminino, foram as tatuagens de hena feitas por duas jovens sauditas. Boa parte das mulheres que passaram pela tenda saiu com as mãos decoradas.

Os visitantes puderam ver outros artesões fazendo seu trabalho, como a ceramista Lila Almearaj, que é surda, e faz bustos em argila. Havia também confecção de colares, vasos, tecelagem, pintura para crianças; era possível tirar fotos em trajes típicos, ver a reprodução de uma tenda de beduínos e ainda apreciar fotos do país árabe e quadros de pintores sauditas.

Ponte

Falaram na cerimônia de abertura o vice-ministro para Relações Culturais Internacionais do Ministério da Cultura e Informação da Arábia Saudita, Abdulaziz Almulhem, o embaixador do país no Brasil, Hisham Alqahtani, e o secretário de Relações Internacionais do governo do estado de São Paulo, Rodrigo Tavares.

“Este evento, se Deus quiser, será um fator de aproximação entre as culturas árabe e brasileira”, disse o embaixador. “E espero que esse evento se repita no Reino [da Arábia Saudita] com os Dias Culturais do Brasil, para que o povo saudita possa conhecer a cultura brasileira”, acrescentou.

Almulhem, por sua vez, destacou os fortes laços diplomáticos já existentes entre os dois países, mas ressaltou a importância de se construir “mais pontes”, como no caso da seara cultural. Ele agradeceu o apoio da Câmara de Comércio Árabe Brasileira ao festival, e o presidente da entidade, Marcelo Sallum, foi uma das personalidades presenteadas pela organização.

Estavam na abertura também o vice-presidente de Comércio Exterior da Câmara Árabe, Rubens Hannun, e outros diretores da instituição, além do Decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e embaixador da Palestina, Ibrahim Alzeben, o deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), o jornalista Luís Nasif, entre outras personalidades.

Depois das palavras de abertura, foi exibido um vídeo sobre a Arábia Saudita com depoimentos de brasileiros que moram lá. Em seguida apresentaram-se grupos musicais e de dança, com muita gente balançando de acordo com o ritmo.

Quem ficou até o final ainda pode saciar a fome num jantar com pratos típicos da nação árabe.

O festival segue até segunda-feira (09) e a entrada é gratuita. Veja a programação abaixo.

 

Serviço

Dias Culturais Sauditas

De 05 a 09 de junho

Exposições abertas das 10 às 20 horas

Local: Arena de eventos do Parque do Ibirapuera

Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - São Paulo

Entrada gratuita

 

Horários das apresentações:

Sexta-Feira (06 de junho)

15h - Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre

17h30 - Filme Saudita

19h - Apresentação musical e folclórica

 

Sábado (07 de junho)

11h - Apresentação folclórica e musical

15h - Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre

17h30 - Filme Saudita

19h - Apresentação musical e folclórica

 

Domingo (08 de junho)

11h - Apresentação folclórica e musical

15h - Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre

17h30 - Filme Saudita

19h - Apresentação musical e folclórica

 

Segunda-Feira (09 de junho)

11h - Apresentação folclórica e musical

15h - Apresentações folclóricas e musicais ao ar livre

 

Apresentações de “younbouawi” (dança típica)

Dia 07, às 14 horas

Shopping Butantã

Avenida Professor Francisco Morato, 2718, São Paulo