Curso do ICArabe explicará linguagem e história da arquitetura islâmica

Qui, 23/09/2010 - 11:11
O Instituto da Cultura Árabe (ICArabe) realiza entre outubro e novembro o curso inédito “Arquitetura Islâmica: os árabes, o Islã e outros povos”. O programa fará uma introdução às manifestações arquitetônicas resultantes dos acontecimentos históricos, socioculturais e socioeconômicos, sob influência das culturas médio-orientais. As aulas serão ministradas pelos especialistas no tema Andrea Piccini, Lygia Rocco e Victor Mellão (palestra sobre a Turquia),

De acordo com a arquiteta e artista plástica Lygia Rocco, as culturas médio-orientais são marcadas por fortes migrações e assentamentos das populações árabes, em primeiro lugar, e turcas, seldjúcida e otomana, mais tarde, quando se estabeleceram nas bordas do Mediterrâneo. “A partir da história da região e desses povos, vamos mostrar como se iniciou a arquitetura e a arte islâmicas e explicar que ela não provem apenas dos árabes, mas também de persas, romanos, entre outras civilizações”, diz.

Ela afirma que a sua aula e a dos outros dois professores serão complementares. “Vamos analisar as características das cidades no Oriente Médio, ilustrar nossas falas com imagens e tentar quebrar o preconceito do Ocidente que liga a arquitetura islâmica a um mundo de magia e fantasia”. Segundo Lygia, é comum ver em filmes de Hollywood exemplos claros desse imaginário ocidental. “Para desconstruir essa ideia mostraremos que a arquitetura e o urbanismo das cidade médio-orientais são formas de linguagem, trazem significados e foram construídas a partir da maneira como as pessoas que ali viviam, enxergavam o mundo”, salienta.

O curso terá será composto por cinco aulas, com duração de 2h30 cada, no período de 14/10 a 11/11, às quintas-feiras, das 19h30 às 22h.  Veja abaixo o programa completo e informações gerais como inscrição, local, valores e formas de pagamento. As vagas são limitadas.

 

Programa

(faça abaixo o download do folder com toda a programação)

Coordenação pedagógica: Heloisa Abreu Dib Julien

 

Aula 1: 14/10

  • Introdução: definição de Arquitetura Islâmica e seus antecedentes na Antiguidade Tardia;
  • Povos pré-islâmicos; romanos, gregos, bizantinos, sassânidas, partas, árabes da árabia petrea e nabatéa, arábia felix;
  • Nomadismo e sedentarismo;
  • O que é o Islã e o que é a arquitetura islâmica;
  • As duas principais dinastias do primeiro período do islã (omíadas e abássidas) – a arquitetura religiosa e a secular omíada; os monumentos abássidas do norte da África.

 

Aula 2: 21/10

  • A propagação do Islã: Irã, Ásia Central e Espanha;
  • Mostra da mais antiga arquitetura existente no mundo islâmico oriental, e como as formas islâmicas se desenvolveram utilizando as técnicas de construção tradicionais e os materiais disponíveis na região, com ênfase nas tradições construtivas iranianas;
  • Arquitetura da Ásia central (Uzbequistão) até a Índia e China (Uyguri).

 

Aula 3: 28/10

  • A emergência de dinastias independentes no Norte da África e Europa.
    Omíadas, Tulunidas, Fatimidas, Aiubidas, Mamelucos no Magrebe na Espanha
    Argélia: Povos beberes – Alomadas e Almorávidas.

 

Aula 4: 04/11

  • Palestra: A cultura turca e o mundo muçulmano, perspectivas no  contato (ou encontro)  intercultural com a Europa;
  • As dinastias turcas; Seldjúcidas e Otomanos.

Aula 5: 11/11

  • Arte Islâmica.
  • Finalização e apanhado geral: A importância do legado das civilizações muçulmanas na arte e arquitetura.

 


Informações gerais

Local: Espaço Câmara Árabe (Câmara de Comércio Árabe-Brasileira)- Av. Paulista, 326 - 11º andar - Metrô Brigadeiro, São Paulo.

Estacionamento próximo conveniado.

Horário: 19h30 às 22h

Valor do curso:

  • Público em geral: R$ 350,00
  • Membros do ICArabe, estudantes e aposentados: R$ 250,00 (Estudantes devem apresentar carteirinha no primeiro dia de aula)

Formas de pagamento:

  • Integral: depósito bancário - Banco do Brasil, agência 1898-8, c/c 26000-2
  • Duas parcelas: a primeira através de depósito bancário, na data da inscrição, e a segunda mediante cheque pré-datado para 04/11, entregue no primeiro dia de aula

Certificado: Para participantes que tiverem presença em, no mínimo, quatro aulas.

 
Inscrições

De 13 de setembro a 11 de outubro.

PARA PREENCHER ONLINE O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

Mais informações: curso@icarabe.org / (11) 5084-5131, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com Renata.
 
Vagas limitadas!