Exposição fotográfica "Uma Longa Jornada", sobre refugiados da Palestina

Seg, 26/01/2015 - 23:45
Publicado em:
0 comments

Promovida em São Paulo pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), com o apoio do ICArabe, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Centro Cultural São Paulo (CCSP) e do Atelier Marko Brajovic, a exposição fica em cartaz até o dia 15 de março na Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo.

Composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens (os filmes têm curadoria doICArabe), “Uma Longa Jornada’’ conta a história da prolongada crise de refugiados. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina. 

As fotos retratam diversos períodos da história da Unrwa e dos refugiados palestinos. Elas mostram momentos desde agosto de 1948, quando 700 mil pessoas foram deslocadas em consequência do conflito com Israel, passando pelas duas Intifadas (levante palestino contra a ocupação israelense) em 1987 e no ano 2000, até os dias atuais, quando os refugiados palestinos estão sendo afetados pela guerra civil na Síria.

As imagens fazem parte do acervo de fotos da Unrwa, que é composto por 430 mil negativos, 10 mil fotografias, 85 mil slides, 75 filmes e 730 fitas de videocassete. Em 2009, esse acervo foi todo digitalizado e incluído no Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O conceito da montagem da exposição no Brasil foi desenvolvido pelo arquiteto Marko Brajovic.

São Paulo é a primeira cidade da América Latina a receber a exposição A longa jornada. A mostra foi organizada pela primeira vez em 2013, na cidade de Jerusalém. Depois passou por Amã, Dubai, Gaza, Roma, Turim, Nova York, Jacarta e Marrakesh. Há planos ainda de levar a exibição ao Rio de Janeiro e Brasília. No Brasil, o projeto foi desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic, apoiador do evento e mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua (Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria).

 

Serviço

Exposição “Uma Longa Jornada” 

Em cartaz: até dia 15 de março - de terça a sexta-feira, das 10h às 20h (entrada permitida até 19h30) e sábado,

domingos e feriados das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30).

Onde: Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo - Centro Cultural São Paulo - Rua Vergueiro 1000, Paraíso,

São Paulo, SP

Entrada franca

Informações UNRWA

Informações sobre a UNRWA

www.unrwa.org.br

www.facebook.com/UNRWABrasil