Seminário Internacional: Racismo, Colonialismo e Genocídio na Palestina - São Paulo - 26 a 28 de novembro
Seminário Internacional: Racismo, Colonialismo e Genocídio na Palestina
📅 Data: 26, 27 e 28 de novembro de 2024
📍 Local: Anfiteatro Fernand Braudel - Departamento de História/FFLCH-USP
Av. Lineu Prestes, 338
Cidade Universitária - São Paulo
Inscrições Abertas: clique aqui para se inscrever
O massacre perpetrado pelo exército israelense sobre a Faixa de Gaza se estende há mais de um ano sem qualquer perspectiva de cessar-fogo, e assume todas as características de um genocídio, segundo os parâmetros da lei internacional e do Estatuto de Roma de 1998.
Ao longo de treze meses, a população palestina foi submetida a bombardeios constantes e de proporções inimagináveis. A fome é empregada como arma de guerra, levando cerca de metade da população a uma situação de fome catastrófica, de acordo com a ONU. São pelo menos 1.070.000 pessoas doentes na Faixa de Gaza, e uma situação de “guerra química subjacente”.
No entanto, o genocídio foi absolutamente normalizado. Há uma inércia mundial de estados e instituições decisivas frente ao genocídio de Gaza, permitindo que o mesmo roteiro de massacre e destruição seja aplicado sobre o sul do Líbano e Beirute, enquanto a Cisjordânia sofre o ano mais violento de sua história, e lideranças israelenses anunciam a sua completa anexação.
Para tratar desse trágico e preocupante cenário, o Seminário Internacional Racismo, Colonialismo e Genocídio na Palestina irá trazer quatro especialistas de grande renome internacional para discutir o genocídio cometido pelo exército israelense contra os palestinos na Faixa de Gaza. Uma delas, Shahd Shafi, é jornalista sobrevivente do genocídio de Gaza. O evento contará também com importantes intelectuais e lideranças da sociedade civil brasileira para abordar o assunto.
Certificados serão emitidos mediante 75% de presença.