Argélia na Copa: em busca das oitavas de final

Ter, 10/06/2014 - 17:09
Publicado em:
O primeiro treino da seleção da Argélia na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, mexeu com a rotina do município. Na tarde de segunda-feira (09), policiais militares cercavam o estádio municipal Walter Ribeiro, enquanto ônibus traziam dezenas de estudantes, jovens e crianças, que iriam acompanhar a primeira aparição pública do time árabe, que chegou lá no domingo.

A seleção argelina teve uma recepção calorosa, especialmente das adolescentes, que gritavam por jogadores dos quais nem sabiam o nome. Mas o time do técnico Valid Halilhdzic veio ao Brasil com um foco bem distante de chamar a atenção do público local. A Argélia quer alcançar sua primeira classificação para as oitavas de final em uma Copa do Mundo.

“Esperamos fazer a melhor apresentação da Argélia, do mundo árabe e da África em uma Copa do Mundo. Nosso principal objetivo é passar para a segunda fase [do torneio]”, afirmou Mohamed Raouraoua, presidente da Federação Argelina de Futebol.

Segundo ele, o time argelino está trabalhando duro para passar para as oitavas de final. A seleção do Norte da África já disputou o mundial anteriormente em 1982, 1986 e 2010. Em todas elas foi eliminada ainda na fase de grupos.

“Desejamos que o Brasil conquiste a Copa, pois é o país que está nos acolhendo”, disse Raouraoua, mostrando seu apoio pelo time da casa. Ele também lamentou que não haverá um confronto entre as duas seleções na primeira fase. Devido à divisão dos grupos, isso só seria possível numa fase mais avançada da competição.

Especialista em esportes, o jornalista argelino Djamal Ouaglal, do periódico Infosoir, acredita que, desta vez, a seleção de seu país pode ir mais longe na Copa do Mundo.

“O time da Argélia veio para a Copa do Mundo no Brasil para algo histórico, porque a Argélia não passou da primeira fase nas três vezes em que disputou a Copa do Mundo. Este ano, a seleção da Argélia tem um bom potencial para ir à segunda fase. Temos bons jogadores, que vêm de grandes clubes na Europa, como o Inter de Milão, Valência, Porto, Sport Lisboa. Os jogadores podem fazer a diferença”, avaliou.

Para ele, o resultado do primeiro jogo será essencial para definir se a seleção argelina poderá alcançar seu objetivo. “A primeira partida é muito importante. Acredito que se tivermos um bom resultado com a Bélgica, será fácil passar para a segunda fase”, apostou.

A Argélia está no Grupo H. Além da Bélgica, que é a cabeça de chave do grupo, a seleção argelina terá que enfrentar a Coreia do Sul e a Rússia. No primeiro treino, a reportagem da ANBA não encontrou a imprensa belga no estádio sorocabano, já os jornalistas sul-coreanos e russos estavam bem atentos aos movimentos dos atletas argelinos.

Enquanto estiver na Copa, a casa da seleção da Argélia será o centro de treinamento do Clube Atlético Sorocaba. Para o prefeito da cidade, Antônio Carlos Pannuzio (PSDB), esta é uma boa ocasião para projetar o município internacionalmente.

“É uma oportunidade que Sorocaba tem de se mostrar ao mundo, uma vez que temos aqui jornalistas de todo o mundo cobrindo o evento, as delegações que aqui estão. Para uma cidade que se coloca, agora, como cidade cosmopolita, é o reconhecimento de que a nossa política, o nosso esforço de deixar de ser uma cidade provinciana e passar a ser uma cidade internacionalizada está no caminho certo”, destacou. Além de hospedar a seleção argelina, o município também sedia os treinos do time do Japão.

“Sorocaba está recebendo a Argélia para se hospedar aqui graças ao reconhecimento de que a cidade tem boa infraestrutura. O esforço que o Atlético fez para melhorar suas próprias instalações, para atender as exigências da Fifa, foi fantástico. A prefeitura fez a sua parte, com algumas melhorias no nosso estádio, que está em perfeitas condições e toda a estrutura geral da cidade é muito boa”, disse.

E como em todo campeonato não pode faltar o apoio da torcida, a Argélia também conta com apoiadores apaixonados. “Estou sempre com os jogadores para apoiá-los”, contou o argelino Chmissou Mabsoute, 23 anos. Ele se diz um torcedor famoso por sempre acompanhar a seleção de seu país.

“Sempre viajo com os jogadores para diferentes países do mundo. Essa é a primeira vez que venho ao Brasil para apoiar o time argelino e espero que a seleção passe para a segunda fase, completou.