Comunidade libanesa homenageia São Paulo com o desfile “Vestes Históricas Libanesas”, no Theatro Municipal

Qui, 30/10/2014 - 22:54
Publicado em:
A comunidade libanesa fará uma homenagem à cidade de São Paulo no dia 19 de novembro, com a realização do desfile internacional “Vestes Históricas Libanesas”, no Salão Nobre do Theatro Municipal. 

Com curadoria de Faten Claire Meschef e Amal Maazouz, o desfile é promovido pela Associação Cultural Brasil-Líbano, entidade responsável por importantes  iniciativas de aproximação  entre o Brasil e o Líbano, especialmente através do   intercâmbio cultural.

A iniciativa oferecerá ao público uma nova abordagem da história do Líbano, seus costumes e sua evolução sociocultural, a partir de um desfile das vestimentas  históricas  libanesas e as suas transformações, do século XVI até os dias atuais.

A comunidade libanesa será a primeira entre as estrangeiras no Brasil a homenagear São Paulo em seus 460 anos. O país abriga o maior núcleo de libaneses e descendentes fora do Líbano, cujo número estimado é de 8 milhões de pessoas. A maioria vive no Estado paulista.

Todas as vestimentas, joias e adereços que serão apresentados ao público brasileiro fazem parte da coleção de Samia Saab, compilada ao longo  dos  anos  e considerada a maior e mais importante coletânea de trajes libaneses autênticos.

Na ocasião, será também encenado um casamento típico das montanhas libanesas, com um vestido de noiva do século XVIII. Os noivos serão acompanhados por um conjunto de bailarinos especialmente coreografados para este fim. “Com o desfile espera-se levar  o  público  a  vivenciar uma importante fase da história e cultura libanesa”, ressalta Lody Brais, presidente da Associação Cultural Brasil-Líbano, que esteve no Líbano para trazer o desfile ao Brasil.

O desfile “Vestes Históricas Libanesas” acontecerá dia 19 de novembro, às 20h30,  no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo. A entrada é franca. 

 

Serviço:

Desfile “Vestes Históricas Libanesas”

Quando: 19 de novembro, quarta-feira, às 20h30

Onde: Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, s/n – Metrô Anhangabaú

Quanto: grátis