Grupos árabes de teatro estão em festival da USP

Dom, 03/11/2013 - 23:47
Publicado em:
Até o dia 15 de dezembro, a USP promove sua Bienal Internacional de Teatro na capital paulista. Na programação, três peças de teatro árabes. As montagens vieram do Líbano, Cisjordânia e Tunísia. Também há peças do Brasil, Argentina, Eslovênia e Croácia e outras atrações, além do teatro, como palestras e debates.

A Bienal foi aberta pela peça libanesa "66 Minutes in Damascus", um espetáculo que comporta apenas oito pessoas na plateia por seção e que coloca o público no lugar de um grupo de turistas que visita a capital síria, Damasco.

Ainda é possível assistir aos espetáculos vindos da Cisjordânia, “The Island”, e da Tunísia, “Macbeth: Leila & Bem – A Bloody History”.
A montagem é "The Island" é encenada por The Freedom Theatre, grupo de teatro comunitário que fica em um campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia. A peça é uma adaptação de uma história real que se passa na África do Sul na época do apartheid e fala da experiência dos presos políticos palestinos. Ela será apresentada em árabe, mas terá legendas em português. Os espetáculos ocorrem nos dias 06, 07 e 08 de dezembro no Teatro da USP e são voltados para maiores de 18 anos.

O objetivo do The Freedom Theatre é capacitar jovens e mulheres da comunidade a explorar o potencial das artes como combustível para mudanças sociais. Ele foi criado no final da década de 80 e executado por uma revolucionária judia, Arna Mer-Khamis, que trabalhou pelos direitos humanos na Palestina ocupada. Seu filho, Juliano Mer-Khamis, co-fundador e diretor geral do grupo de teatro, foi assassinado há dois anos por um desconhecido.

“Macbeth: Leila & Bem – A Bloody History” combina ficção de Shakespeare com um trabalho documental para questionar a política do mundo árabe moderno. O espetáculo é uma adaptação livre e contemporânea do grupo tunisiano Artistes Producteurs Associés (apa) e do seu diretor Lofti Achour. Eles participaram do World Shakespeare Festival no ano passado. A peça será apresentada em árabe, com legendas em português, nos dias 12,14 e 15 de dezembro, no Sesc Consolação.

Além das peças teatrais, haverá programação paralela com palestras, discussões e workshops, na USP e em outros locais da cidade como Funarte, Sesc Consolação, Centro da Cultura Judaica e Tenda Cultural Ortega & Gasset, onde também serão apresentados alguns espetáculos.
Nestes eventos está prevista a participação dos grupos árabes e seus diretores (consulte programação completa no site), inclusive com exibição de filmes longa e curta-metragens sobres os envolvidos nos projetos.

O tema da mostra é Realidades Incendiárias e pretende apresentar as recentes mobilizações mundiais. Segundo informações divulgadas pela organização, o tema é inspirado no mito de Prometeu, titã imortal que rouba o fogo dos deuses para presentear os homens, ensinando a eles as artes da civilização e os meios para a sobrevivência. A idealização e coordenação geral é de Celso Frateschi. A curadoria é de Deise Abreu Pacheco, Ferdinando Martins, Maria Tendlau e René Piazentin.

Serviço:

Bienal Internacional de Teatro da USP – Realidades Incendiárias

Até 15 de dezembro de 2013

Informações: tuspmkt@usp.br. Tel. (11) 3123-5233

Programação: http://www.usp.br/bienaldeteatro/2013/