Mostra de cinema sobre futebol traz filme árabe
A obra Bagdá Messi, coprodução entre Iraque, Emirados e Bélgica, integra o Cinefoot, que acontece até dia 27 no Rio de Janeiro. Festival também passará por São Paulo e Belo Horizonte.
Hamoudi, um menino iraquiano de 10 anos, ama futebol. Torcedor do Barcelona e fã do jogador argentino Lionel Messi, o garoto adora praticar o esporte, mesmo tendo uma perna só. Em 2009, ele espera ansiosamente para asssistir à final da Champions League, entre o Barça e o Manchester United, para ver o confronto entre seu ídolo e o português Cristiano Ronaldo, mas sua TV quebra.
Essa é a história de Bagdá Messi, coprodução entre Iraque, Emirados Árabes Unidos e Bélgica, e que vai ser exibida pela primeira vez no Brasil durante o Cinefoot – Festival de Cinema de Futebol, que acontece de 22 a 27 deste mês no Rio de Janeiro e depois segue para outras duas capitais.
O filme de 2013 tem duração de 16 minutos e é dirigido pelo iraquiano Sahim Omar. A obra de ficção está entre os 22 curta-metragens que participam da mostra competitiva do festival. Os concorrentes incluem 12 produções brasileiras e 10 estrangeiras, de países como Espanha, Holanda, França, Alemanha, Inglaterra, Japão e Argentina. O vencedor leva a taça Cinefoot.
O Cinefoot está em sua quinta edição. Este ano, o festival celebrará três homenagens: os 100 anos da Seleção Brasileira, os 60 anos da camisa amarela e os 20 anos da conquista do tetracampeonato. O número de filmes inscritos também foi recorde na história do festival, com 132 obras.
Na abertura, que acontece no dia 22, às 20h30, no Espaço Itaú de Cinema, será exibida a produção uruguaia Maracanã, O Filme. A obra traz imagens inéditas da final da Copa de 50, na qual o Brasil perdeu de 2X1 para o Uruguai dentro do estádio carioca. A sessão contará com a presença dos diretores do filme, Sebastián Bednarik e Andrés Varela.
O festival também inclui uma competição de longa-metragens. Foram selecionados 16 filmes no total, 12 nacionais e quatro estrangeiros. As produções do exterior que concorrem este ano são da Alemanha, Bulgária, França e uma coprodução entre Itália e Argentina.
Depois da capital fluminense, a mostra acontece em São Paulo, de 29 de maio a 03 de junho, e em Belo Horizonte, de 30 de maio a 04 de junho. Em junho também será realizado o Cinefoot Tour, mostra que percorrerá as 12 cidades-sede da Copa do Mundo levando parte das obras exibidas no festival.
O Cinefoot é chancelado pelo Ministério do Esporte como parte da programação oficial do governo federal para a promoção do Brasil durante a Copa do Mundo 2014.
Serviço
Cinefoot - Festival de Cinema de Futebol
Até 27 de maio
Local: Espaço Itaú de Cinema - Praia de Botafogo, 316
Rio de Janeiro
A programação completa no Rio, São Paulo e Belo Horizonte está disponível no site www.cinefoot.org.
Todas as sessões têm entrada gratuita.
O trailer do filme Bagdá Messi está disponível no link http://vimeo.com/54278152.