América Latina é tema de palestras no Líbano

Qui, 24/03/2011 - 10:35
Publicado em:

Nesta semana teve início, no Líbano, um ciclo de palestras e cursos sobre políticas estrangeiras da América Latina para o Oriente Médio. A realização é do Centro de Estudos e Culturas da América Latina, da Universidade Saint-Esprit de Kaslik (Cecal-Usek), juntamente com o Instituto Superior das Ciências Políticas e Administrativas da Usek e o Departamento Estudantil da mesma universidade. Os debates, que ocorrem na Usek, seguem até o mês de maio, de acordo com o diretor do Cecal, Roberto Khatlab.


A primeira palestra aconteceu na última quinta-feira (17) e foi feita pelo embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Roberto da Fontoura, a professores, estudantes, diplomatas e o público em geral. O diplomata exibiu um pequeno filme, que mostra um panorama político, econômico e social do Brasil, e em seguida falou sobre a política externa brasileira, o desenvolvimento da relações com o Oriente Médio, especialmente com o Líbano.


"Nós estamos ligados aos países árabes pelas raízes brasileiras na Península Ibérica, bastante influenciada pela presença árabe, como também pela imigração originária da região e, sobretudo, do Líbano. A capacidade de adaptação dos imigrantes árabes no país que os acolheu foi correspondido, igualmente, por uma grande capacidade, da parte do povo brasileiro, de absorver seus costumes e seus valores”, disse o embaixador.


Ouviram a palestra pessoas como o secretário-geral da Usek, Michel Abou Tacca, o cônsul geral do Brasil no Líbano, Renato Menezes, o vice-cônsul do Brasil no Líbano, Saulo Carvalho, o diretor do Instituto de Ciências Políticas da Usek, Georges Yahchouchy, a decana da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da universidade, professora Hoda Nehme, e o próprio Khatlab, entre outros.


O ciclo é uma iniciativa do diretor do Cecal, que entrou em contato com embaixadores de países da América Latina no Líbano (Brasil, Argentina, Cuba, Colômbia, Paraguai, Venezuela, México, Uruguai e Chile) e os convidou para realizar as palestras. Elas são voltadas a estudantes de Ciências Políticas, Jornalismo e Direito. A participação dos alunos da Usek, destas áreas, é obrigatória e vale créditos, de acordo com Khatlab. Mas a participação também é aberta a estudantes de outras instituições e ao público em geral.


"O objetivo é sensibilizar os estudantes sobre a questão da América Latina para uma melhor compreensão das questões políticas do século 21, sobre o desenvolvimento dos países da região. Em geral, a América Latina é estudada superficialmente nas universidades locais e o Cecal tem com objetivo fortalecer os laços de amizade entre o Líbano e os países latino-americanos através de conhecimentos em todas as áreas”, diz Khatlab.

As palestras vão acontecer todas as quintas-feiras, de 17 de março até 19 de maio. No dia 24 de março o tema é Paraguai, no dia 31 de março, Cuba, em 07 de abril, Argentina, em 14 de abril, México e, em 28 de abril, Venezuela. No dia 05 de maio será a vez do Uruguai, no dia 12 de maio do Chile e no dia 19 de maio a Colômbia.