Exposição em Beirute: “Os Marinheiros Brasileiros na Unifil: a serviço da paz em águas libanesas”

Qui, 11/12/2014 - 21:57
Publicado em:
0 comments

O Centro Cultural Brasil Líbano promove, até 30 de janeiro, a exposição Os Marinheiros Brasileiros na Unifil: a serviço da paz em águas libanesas. A sigla Unifil refere-se à Força Interina das Nações Unidas no Líbano, cuja força-tarefa marítima é comandada pelo Brasil desde 2011. A mostra segue aberta para visitação até 30 de janeiro.

A exibição traz fotos e objetos da fragata Constituição, atual navio capitânia da Força-Tarefa Marítima da Unifil (FTM-Unifil). Os visitantes também podem ver fardas, medalhas e objetos de navegação do almirante Walter Eduardo Bombarda, comandante da força-tarefa. Há ainda uma mostra cronológica sobre o poder naval na formação do Brasil desde 1500 até os dias atuais.

A Unifil foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU em março de 1978 para assegurar a retirada de Israel do Líbano, restaurar a paz e a segurança internacional e auxiliar o governo libanês a reestabelecer sua autoridade na região.

A FTM-Unifil foi criada em 2006 pela ONU em atendimento a uma solicitação do governo libanês. Naquele ano, após a 2ª Guerra do Líbano, a Unifil teve seu mandato ampliado e recebeu novos contingentes como reforços.

Atualmente, a Unifil é composta de 10.366 integrantes de 37 países, sendo 265 brasileiros. Os países que têm maior número de integrantes na missão são Indonésia (1286), Gana (870), Nepal (869), Malásia (828) e França (825).

A exposição em Beirute tem também a Embaixada do Brasil no Líbano como organizadora, em parceria com a Marinha do Brasil e a Adidância de Defesa do Brasil no Líbano.

 

Serviço

Os Marinheiros Brasileiros na Unifil: a serviço da paz em águas libanesas

Em cartaz até 30 de janeiro

Centro Cultural Brasil-Líbano

Visitação: de segunda à sexta, das 10 às 20 horas

Endereço: Mar Mitr street, Trad building, nº176, Achrafieh - Beirute

Entrada gratuita