Exposição “Uma Longa Jornada”, sobre refugiados

Qua, 18/11/2015 - 23:18
Publicado em:
0 comments

Composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens a mostra conta a história da prolongada crise de refugiados no Oriente Médio. Por meio de fotografias históricas e filmagens do arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), o espectador pode testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina. 

A exposição – que já foi montada em diversos lugares do mundo, como Roma, Jerusalém, Nova York e Marrocos – teve seu projeto no Brasil desenvolvido exclusivamente pelo escritório de arquitetura e design Atelier Marko Brajovic e mostra também o trabalho da UNRWA nos cinco locais onde atua: Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.

No Brasil, a iniciativa é uma parceira da UNRWA com o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e conta com o generoso apoio da Embaixada da Liga dos Estados Árabes, que permitiu a montagem no Rio, e com o apoio do Centro Cultural Correios, do Atelier Marko Brajovic, da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (FAMBRAS) e do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe).

A exposição ficou em cartaz entre janeiro e março no Centro Cultural São Paulo, onde recebeu mais de mil visitantes, e entre maio e junho no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, onde recebeu mais de 2 mil visitantes de vários lugares do Brasil e do mundo, além da presença do comissário-geral da UNRWA, Pierre Krähenbühl, para a inauguração.

 

Serviço

Exposição "Uma Longa Jornada"

Centro Cultural Correios

Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro |Rio de Janeiro – RJ 

A exposição ficará aberta ao público, com entrada franca, do dia 12 de novembro de 2015 ao dia 10 de janeiro de 2016, de terça a domingo, das 12h às 19h.

Entrada franca