Exposição “Sonhos Refugiados” e visitas temáticas - São Paulo - até 31 de janeiro

Seg, 14/01/2019 - 23:05
Publicado em:
0 comments

O Museu da Imigração (MI) oferece programação especial para as férias de janeiro. A instituição vinculada à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo vai promove atrações como a mostra “Sonhos Refugiados”, na qual o visitante pode ver a realidade do refúgio pela ótica infantil. A exposição traz desenhos de crianças refugiadas sírias que desenvolvem nas ilustrações seus desejos para o futuro.

Os trabalham estão expostos na Hospedaria em Movimento e, para o MI, trazem uma oportunidade de abordar a questão do refúgio com as crianças. O museu diz em nota que a atividade deve proporcionar “uma reflexão importante para a vida em sociedade desde cedo”. Os desenhos ficarão em exibição de 04 a 31 de janeiro e a visitação é aberta de terça a sábado, das 09 às 17 horas, e aos domingos, das 10 às 17 horas.

A instituição traz outras atividades que buscam incentivar o aprendizado sobre questões de migração. O Núcleo Educativo do Museu realizará as visitas temáticas “Crianças que migram”, aos sábados e domingos de janeiro, às 11 horas. A ideia é convidar os pequenos e os adultos a trocarem impressões sobre migração, deslocamento e território.

Outra opção para o público infantil no museu é a contação de histórias. Quem guia a experiência é Paula Strano, pedagoga e autora do livro “Três Navios”, que conta a história de Laurinha. No enredo, a menina fica intrigada ao perceber as diferentes versões contadas pela família sobre a viagem para o Brasil. A apresentação acontece nos dias 13 e 27 de janeiro, às 15 horas.

Além destas ações, o museu realiza outras atividades gratuitas para as crianças, como a “Colecionando Coleções”, que ocorre explorando a diversidade do jardim do MI, e a “Mundo de Brincar”, com jogos de tabuleiro, piscina de bolinhas e brinquedos educativos.

Serviço

Mostra “Sonhos Refugiados”
4 a 31 de janeiro
de terça a sábado, 9h às 17h, aos domingos, das 10h às 17h

Visitas Temáticas “Crianças que migram”
5, 6, 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro – às 11h
Inscrição: inscricao@museudaimigracao.org.br

Contação de Histórias – Livro “Três Navios”
13 e 27 de janeiro – às 15h
Inscrição: m.souto@museudaimigracao.org.br

Local: Museu da Imigração – na Rua Visconde de Parnaíba, 1.316, na Mooca, em São Paulo
Entrada: R$ 10 inteira. Aos sábados, a visitação é gratuita.
Mais informações: www.museudaimigracao.org.br

 

Fonte: ANBA

museu