Lançamento | “Os passarinhos de Adel”: autora libanesa retrata as possibilidades de comunicação de crianças surdas

Sex, 11/11/2022 - 10:19
Publicado em:

 

Editora Tabla publica livro infantil que retrata múltiplas formas de comunicação de menino surdo

 

Adel é um menino que adora fazer passarinhos coloridos de papel. Quando está entretido com sua brincadeira favorita, ele se esquece de tudo que está à sua volta e nada parece lhe distrair. Ele brinca e brinca até ver a luz vermelha na porta do quarto se acender, sinalizando que a comida está pronta! Quando Adel entra na sala de jantar, descobrimos que ele se comunica com sua família de uma maneira muito especial.

Este é mote do livro infantil Os passarinhos de Adel, escrito pela autora libanesa Fatima Sharafeddine, ilustrado por Sara Sanchez, com tradução de Maria Carolina Gonçalves e que retrata a diversidade, as possibilidades de comunicação e a imaginação de um menino surdo. Fatima Sharafeddine já foi premiada diversas vezes com suas obras infantis, tendo recebido o Prêmio Etisalat de Literatura Infantil em 2017. Além disso, ela foi indicada para o Prêmio Memorial Astrid Lindgren em 2010, 2011, 2016 e 2020.

Em Os passarinhos de Adel, Sharafeddine mais uma vez nos apresenta o mundo através de lugares e perspectivas diversas. Desta vez, acompanhamos a paixão de Adel pelos passarinhos de papel que são dobrados e desdobrados em seu quarto, permitindo que o menino também veja o mundo através dos voos que os passarinhos permitem que ele faça sem sair do quarto.

O livro acompanha também um pequeno guia para que você possa fazer e ensinar as crianças a fazerem passarinhos de papel tal como os de Adel. Assim, juntos, todos podemos brincar e nos sentir próximos do mundo de Adel e de seus passarinhos.

Conheça o livro clicando neste link

 

Sobre a autora:

Fatima Sharafeddine (nascida em 1966) é uma escritora, editora e tradutora libanesa de livros infantis e juvenis. Mais de 120 livros de Sharafeddine foram publicados em todo o mundo, e muitos deles foram traduzidos para vários idiomas. 

 

Sobre a editora Tabla:

A editora Tabla tem como foco a publicação de livros referentes às culturas do Oriente Médio e do Norte da África e seus ecos mundo afora. Com o objetivo de ressaltar os pontos de contato, percorrendo e construindo pontes culturais, nosso desejo é apresentar e representar essas culturas de forma autêntica, longe dos estereótipos.

Assim como as tamareiras, o projeto Tabla foi semeado muito antes de prover seus frutos. Cultivada há mais de 10 anos, foi somente em 2016 que as primeiras bagas brotaram.

 

Ficha Técnica

Título: Os passarinhos coloridos de Adel

Autores: Fatima Sharafeddine

Ilustradores: Sara Sanchez

ISBN: 978-65-86824-24-7

Edição: 2022, 1ª

Número de páginas: 24

Encadernação: Brochura

LI