Safa Jubran recebe Prêmio Literário 2014

Qua, 09/07/2014 - 15:56
Publicado em:
A tradutora Safa Jubran é vencedora do Prêmio Literário de 2014" da Academia Brasileira de Letras, pela tradução de "E nós cobrimos seus olhos", do egípcio Alaa Al Aswany.

A Academia Brasileira de Letras definiu, no dia 7 de julho, em sessão extraordinária no Petit Trianon, os ganhadores de seus Prêmios Literários de 2014 (para obras publicadas em 2013).

O Prêmio Machado de Assis, o mais importante da ABL e o único pelo conjunto da obra, concedido desde 1941, foi para o cientista político, pesquisador e professor pernambucano Vamireh Chacon.

A cerimônia de premiação será no dia 17 de julho, quinta-feira, em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, quando se comemorarão, também, os 117 anos de fundação da Academia.

Os outros vencedores dos Prêmios ABL foram: na categoria Poesia, Gabriel Nascente, pelo livro A biografia da cinza; Ficção (Romance, Teatro e Conto), Luiz Vilela, Você verá; Ensaio e Crítica Literária, João Cezar de Castro Rocha, Machado de Assis: por uma poética da emulação; Literatura infantojuvenil, Tatiana Salem Levy, por Tanto mar; e Mirna Pinsky, por Um menino, sua amiga, um fichário e dois preás; História e Ciências Sociais, Lília Moritz Schwarcz, Batalha do Avaí; Cinema, dividido entre Matthew Chapman e Julie Sayres, pelo roteiro do filme Flores Raras, dirigido por Bruno Barreto.