5º Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Ciro Flamarion Cardoso, de 28 a 30 de março

Sex, 23/12/2016 - 09:32
Publicado em:
0 comments

Pesquisas sobre o Egito Antigo serão apresentadas de 28 a 30 de março do próximo ano na Universidade Federal Fluminense (UFF), na cidade do Rio de Janeiro. Organizado pelo Grupo de Estudos Kemet (GEKemet), o encontro será uma homenagem ao historiador falecido Ciro Flamarion Cardoso, uma referência nacional em egiptologia.

O evento é intitulado “5º Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Ciro Flamarion Cardoso” e terá nas suas mesas-redondas principalmente estudiosos que foram orientados por Flamarion. Os profissionais apresentarão as pesquisas que fizeram guiados por Flamarion, ou então seus temas atuais de estudo ou até algo sobre o professor.

De acordo com a tutora do GEKemet, Beatriz Moreira da Costa, já há 15 nomes confirmados para as mesas-redondas e ainda serão recebidas inscrições de pesquisadores sobre Egito Antigo que não foram orientados com Flamarion. Estes últimos podem ser desde graduandos até doutores.

Flamarion se graduou em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fez doutorado em História pela Université de Paris X. Ele era uma referência em Egito Antigo, pesquisava sua política e economia, e nos últimos anos teve dedicação especial a estudar o faraó Akhenaton e a cidade de Amarna. Ele se debruçava principalmente sobre a reforma religiosa feita pelo faraó.

O grupo de estudos resolveu promover o encontro para dar continuidade ao que fazia Flamarion, que morreu há três anos. O GEKemet foi criado há cerca de três anos e é formado por acadêmicos de História, Letras e Filosofia do Rio de Janeiro. O grupo tem coordenação do doutor e egiptólogo Manuel Rolph de Viveiros Cabeceiras e orientação dos também doutores egiptólogos Moacir Elias Santos e Liliane Cristina Coelho.

O encontro é aberto ao público em geral. Para receber o certificado é necessário pagar R$ 15 de inscrição. Segundo programação prévia divulgada no site do evento, as atividades acontecem pela manhã, das 10h às 12h, e seguem pela tarde, das 14h às 18h30.

Uma programação completa, com os nomes de todos os que participarão das mesas-redondas, será divulgada mais adiante. Até o momento já estão confirmadas as apresentações dos estudiosos André Chevitarese, Daniele Liberato, Evelyne Azevedo, Fabio Frizzo, Gisela Chapot, Julio Gralha, Keidy Matias, Liliane Cristina Coelho, Luis Eduardo Lobianco, Marcos Caldas, Moacir Elias Santos, Nely Feitoza e Regina Maria da Cunha Bustamante.

Serviço

5º Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Ciro Flamarion Cardoso
Dias 28, 29 e 30 de março de 2017
Universidade Federal Fluminense
RIO de Janeiro – RJ
Inscrição: R$ 15 (para quem quiser receber certificado)
Mais informações: http://www.ceia.uff.br/gekemet/eventos/

 

(Isaura Daniel/ANBA)