Dia da Língua Portuguesa será comemorado em Doha

Seg, 23/04/2018 - 14:24
Publicado em:

Embaixadas do Brasil e de Portugal no Catar organizam almoço com comidas típicas no dia 5 de maio e exibição de filmes lusófonos nos dias seguintes.

No dia 5 de maio haverá atividades em Doha, capital do Catar, para comemorar o Dia da Cultura e da Língua Portuguesa. A embaixada do Brasil e a embaixada de Portugal no país árabe organizam um almoço com culinária brasileira e portuguesa. Também está prevista para os dias seguintes, 6 e 7 de maio, a exibição de filmes de ambos os países em português.

A data foi definida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como dia de celebração oficial da cultura destes países e do seu idioma. O Brasil e Portugal são os únicos países lusófonos com embaixada na capital do Catar, de acordo com informações enviadas por e-mail à ANBA pela embaixada brasileira em Doha.

O objetivo é que o almoço congregue as duas comunidades, a brasileira e a portuguesa, que vivem no Catar. Ele vai ocorrer no restaurante brasileiro Ipanema, dentro do Marriott Marquis City Center Hotel. Serão servidas 15 variedades de comida, como churrasco e sobremesas, e também haverá animação ao vivo e surpresas. O almoço é pago (informações abaixo).

A exibição de um filme brasileiro será feita no dia 7 de maio no Katara Cultural Village (foto acima), um dos principais centros culturais de Doha. Os detalhes ainda estão sendo acertados. No dia anterior, em 6 de maio, será mostrado um filme de Portugal no mesmo local.

As duas embaixadas têm, em estreita parceria, promovido eventos no intuito de valorizar a sua língua pátria, em função do particular interesse do público local, segundo a embaixada do Brasil. “Além de catarianos interessados em aprender a língua, há extensa comunidade de cidadãos de outros países árabes com laços de família no Brasil e indianos oriundos da região de Goa”, informou a embaixada. Goa é um estado da Índia onde se fala português.

O Instituto de Interpretação e Tradução (TII) do Catar também participa da promoção do evento dia 5 de maio. Reservas feitas antecipadamente, até 26 de abril, terão desconto.