ICArabe e Cine Fértil firmam parceria

Seg, 27/08/2018 - 17:47
Publicado em:

 

O Instituto da Cultura Árabe  - ICArabe e a produtora argentina Cine Fértil, presidida por Edgardo Bechara ElKhoury, firmaram, nesta segunda-feira, dia 27 de agosto, uma parceria para mais iniciativas em cinema. Representantes das duas instituições aproveitaram a ocasião para fazer uma visita à Unifesp - Universidade Federal de São Paulo à Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. A Cine Fértil é parceira da Mostra Mundo Árabe de Cinema.

Edgardo Bechara ElKhoury, que esteve presente na sessão especial de encerramento da 13ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, realizada neste domingo, 26, no Reserva Cultural, falou sobre a importância da parceria. “Estamos felizes com o convenio com o ICArabe. Que isso promova e permita acrescentar a coprodução entre a América Latina e os países árabes. Que fomente o cinema, para que mais histórias dos nossos ancestrais e as histórias dos árabes da América Latina possam chegar às telas”, ressaltou.

ica e cinefertil

Ele também destacou o significado da Mostra Mundo Árabe de Cinema. “Quero falar da importância para o Brasil de uma mostra como a ICArabe e da importante de trazer esses filmes que geram e promovem a diversidade cultural, que é própria do Brasil”, disse ele. “Temos que fortalecer e cuidar tanto aqui como em toda a América Latina, onde os árabes têm uma presença centenária e constitutiva em todas as identidades Latino-americanas e Sul-americanas”, lembrou ElKhoury.

Ele reforçou, ainda, a qualidade do cinema árabe e a presença feminina cada vez maior neste cenário. “É um cinema marcante, com participação de quase 50% de suas diretoras mulheres, o que rompe com todos os estereótipos que temos sobre as sociedades árabes”, pontuou.

A diretora de Relações Nacionais do ICArabe, Natalia Calfat, também comentou sobre a parceria com a Cine Fértil. “Nós estamos felizes. Apostando nas próximas edições, que já estão sendo preparadas, e queremos firmar um diálogo ainda maior entre as produções árabes e latinas”.

ica e cinefertil2

ica e cinefertil2

ica e cine5

ica e cine 6